Guarda-redes de andebol do FC Porto e da selecção sofre paragem cardiorrespiratória

Luso-cubano Alfredo Quintana encontra-se internado no Hospital de São João.

Foto
Reuters/NTB SCANPIX

O guarda-redes do FC Porto e da selecção nacional de andebol, Alfredo Quintana, de 32 anos, sofreu nesta segunda-feira uma paragem cardiorrespiratória durante o treino dos “dragões”. O jogador foi de imediato transportado para o Hospital de São João, no Porto, onde continua internado, nos cuidados intensivos.

“O atleta de andebol Alfredo Quintana sofreu durante o treino de hoje uma paragem cardiorrespiratória, tendo sido prontamente assistido com o apoio de uma viatura do INEM. Depois de estabilizado, foi transportado para o Hospital de São João”, esclareceu o FC Porto, através de um comunicado.

Quintana, nascido a 20 de Março em Havana, Cuba, ingressou no FC Porto em 2010, tornando-se uma das grandes referências do clube ao longo da última década. O luso-cubano foi, de resto, campeão pelos “dragões” de 2011 a 2015 e em 2019, ano em que conquistou a Taça de Portugal e a Supertaça, que já tinha vencido em 2010 e em 2014.

O atleta de 2,01 metros naturalizou-se e é internacional português desde 2014, tendo representado a selecção em 66 jogos. Recentemente, esteve presente no Mundial de andebol, realizado no Egipto, contribuindo para o 10.º lugar alcançado por Portugal no torneio.

FC Porto

Alfredo Quintana hospitalizado

No passado domingo, Quintana esteve presente (a alto nível) no triunfo sobre o Águas Santas e o incidente de que foi ontem vítima provocou ondas de choque na modalidade. “Ainda não sei bem o que lhe aconteceu, apenas que caiu inanimado no treino da manhã, que foi assistido e transportado para o hospital. É uma surpresa, pois Quintana é um atleta fantástico ao nível físico. Mas por vezes existem falhas no organismo. Vamos aguardar pelo evoluir da situação”, comentou Augusto Roxo, médico da selecção nacional.

O momento delicado levou também os rivais do FC Porto a endereçarem mensagens de apoio ao guarda-redes. “Temos a certeza que vais defender este livre de 7 metros. Força, Quintana”, escreveu o Sporting no Twitter, a mesma rede social usada pelo Benfica: “Neste jogo estamos todos contigo. Força, Alfredo Quintana”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários