A “linha de montagem” da vacinação contra a covid-19 em Cascais

Enfermeiros estão a trabalhar em “modo fabril” para que os utentes esperem o menos possível para serem vacinados. O ritmo ainda está longe da capacidade máxima, mas testa-se a “linha de montagem” onde nenhuma das peças pode falhar. Pequena viagem aos bastidores de um centro de vacinação.

Foto

Falta pouco mais de um minuto para que Maria João Almeida possa levantar-se da cadeira e sair do pavilhão desportivo de São Domingos de Rana, em Cascais. Cumprida a meia hora de espera após ter levado a vacina que, espera, a proteja da covid-19, e sem qualquer sintoma associado à toma, Maria João pode seguir com o seu dia. A vida tem pregado muitas partidas a esta mulher de 54 anos, chefe de secção nos serviços administrativos do Centro Cultural de Belém: “Tive um enfarte do miocárdio em 2012, tive de fazer uma angioplastia, colocar um stent… tenho um coraçãozinho frágil. Além disso, tive de fazer uma nefrectomia, tenho só um rim. E tenho outras coisas. Tenho uma mastectomia bilateral e um problema oncológico de pele, melanomas malignos. E fiz um bypass gástrico. Perdi 64 quilos. E cá estou agora.” 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários