O PSD não alertou para os riscos de flexibilizar as medidas no Natal?

Rui Rio fez uma autocrítica por não ter alertado para os riscos do Natal. Mas uma parte do PSD alertou

Foto
LUSA/TIAGO PETINGA

A frase

Não disse, como Angela Merkel, disse ‘não há natal’. E devia ter dito.

Rui Rio, presidente do PSD

O contexto

Rui Rio fez um mea culpa esta semana em entrevista à Rádio Observador. Afirmou que, tal como o primeiro-ministro e o Presidente da República, errou ao não ter alertado para os efeitos do aligeiramento das medidas no Natal. “Não disse, como Angela Merkel disse, ‘não há Natal’, devia ter dito. O primeiro-ministro também devia ter dito, e o Presidente da República também devia ter dito”. Quando confrontado pelos entrevistados com o facto do porta-voz do PSD para a Saúde, Ricardo Baptista Leite, ter alertado para o risco do Natal, Rui Rio não se lembrava de tal ter acontecido. 

Os factos

Efectivamente, a seguir à reunião de 3 de Dezembro do Infarmed, Ricardo Baptista Leite alertou para que o Natal poderia acarretar uma subida de casos de covid-19 que, segundo o deputado, poderia ter “efeitos catastróficos” a nível socioeconómico.

No dia 18 de Dezembro, em entrevista à CMTV, Ricardo Baptista Leite elogiou as medidas tomadas pelo Governo em relação ao Ano Novo mas criticou a opção escolhida para o Natal: “Houve nove semanas de restrições e continuamos com mais de 4000 casos diários e com tendência de crescimento (...) O primeiro-ministro o que nos diz é que não há festas de fim de ano e creio que é uma medida sensata. Em relação ao Natal estamos entregues a nós próprios. O Governo desistiu de tomar qualquer medida sobre o Natal”. 

Conclusão

Efectivamente, o PSD alertou para o risco do Natal, embora o líder não o tenha feito

Sugerir correcção
Ler 1 comentários