No meio da tempestade gelada, Ted Cruz foi para o calor do México — e a Internet não perdoa

Enquanto milhões de eleitores do Texas se debatem com uma crise histórica de temperaturas geladas, o senador Ted Cruz foi de férias para o calor do México com a família. Já é um meme.

p3,partido-republicano,america-norte,texas,internet,eua,
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
p3,partido-republicano,america-norte,texas,internet,eua,
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
p3,partido-republicano,america-norte,texas,internet,eua,
Fotogaleria
Reuters/ADREES LATIF

Ted Cruz deixou o Texas durante uma crise histórica de temperaturas geladas, cortes de energia generalizados e água não potável, para ir de férias com a família para Cancún, no México — e os eleitores do estado norte-americano não querem deixar o senador republicano esquecer-se disso. Pelo menos, os que têm os meios necessários para carregar o telemóvel e manterem-se quentes o suficiente para publicar memes e enviar emails a pedir explicações ao gabinete do senador.

Uma fotografia de Cruz no aeroporto tem sido manipulada e adicionada a vários cenários, incluindo em Marte, onde pousou na quinta-feira o robô Perseverance. Numa declaração, divulgada 12 horas após ter sido visto a embarcar no voo para o México, o senador diz ter saído do Texas para acompanhar as duas filhas, de 10 e 12 anos, e tentar ser “um bom pai”. Depois de dizer que o plano era regressar no dia seguinte, Cruz admitiu que iria passar o fim-de-semana com a família, escreve o New York Times. “Obviamente foi um erro”, disse numa conferência de imprensa improvisada, depois de voltar ao Texas no dia seguinte. À porta de casa, um grupo de manifestantes exigiu a demissão do representante conservador.

A clássica previsão dos Simpsons também não escapou aos memes, que relembram o episódio em que o presidente da câmara Quimby diz ter cancelado umas férias nas Bahamas devido a uma epidemia provocada por um vírus semelhante ao da gripe. 

Apesar das brincadeiras online, o senador tem sido alvo de duras críticas de cidadãos que se dizem “abandonados”, mas também por ter deixado o cão da família, Snowflake, fechado em casa. Em mensagens divulgadas pelo New York Times, Heidi Cruz, casada com o senador, descreveu a casa onde moram como estando “gelada”. À New York Magazine, um segurança, ​que tirou a fotografia do cão de pequeno porte a espreitar pela porta, disse que a família programou cuidados, antes de sair. 

À boleia do sucedido, a cantora Kacey Musgraves lançou uma edição limitada de t-shirts onde se lê “Cruzin’ for a Bruzin'” (expressão utilizada para se referir a alguém que não tem consciência do perigo iminente), e anunciou que o dinheiro das vendas seria doado a residentes do Texas e imigrantes que procuram comida e abrigo. Esta sexta-feira de manhã, já tinham sido angariados 50 mil dólares (cerca de 40 mil euros). As t-shirts estarão à venda até este domingo. 

Actualizado às 18h09 de 19 de Fevereiro de 2021: foi acrescentada informação relativa à venda das t-shirts.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários