Mais uma comparação com o nazismo e eu grito

Quando falamos de política, atirar nazis às pazadas para cima de qualquer discussão já é uma forma bastante canhestra de impedir um debate sério. Quando falamos de História, é pior.

Estou a brincar: não grito nada, porque corria o risco de ficar sem voz. No sábado escrevi um texto sobre Marcelino da Mata onde lamentava que um homem com a sua história de vida não fizesse parte do imaginário colectivo português, e morresse quase desconhecido. Argumentei com a existência de uma “historiografia oficial do regime” que colocou personagens como ele – um guineense que combateu do lado português, tornou-se o mais condecorado militar das Forças Armadas, e em 1975 foi torturado no RALIS – “do lado de fora da história da democracia portuguesa”. Esse artigo mereceu respostas de Ana Sá Lopes e de Manuel Loff.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 138 comentários