Testes à covid-19 ao domicílio disponíveis na Glovo

A plataforma de entregas da Glovo permite encomendar testes rápidos de covid-19 e enfermeiros para os realizar nas zonas de Lisboa, Cascais e Oeiras.

Foto
Os testes moleculares e os de antigénio são geralmente realizados em amostras do trato respiratório superior, recolhidas com uma zaragatoa Paulo Pimenta

Os estafetas da Glovo prometem “entregar tudo”, incluindo testes à covid-19 e enfermeiros para os realizar ao domicílio. Desde meados de Fevereiro que quem estiver em Lisboa, Cascais ou Oeiras pode encomendar o serviço de testes rápidos à covid-19 da fabricante sueca Swedicine na plataforma de entregas da Glovo. São uma das várias opções de testes rápidos reconhecidas pelo Infarmed. 

Ricardo Batista, responsável pela Glovo em Portugal, explica que a missão é “evitar deslocações desnecessárias, especialmente aos centros de saúde”.

O serviço custa 60 euros (valor que inclui o material, a deslocação e o trabalho do enfermeiro) e o teste é feito através de uma zaragatoa na nasofaringe em que é colocada um líquido que induz a libertação do vírus. Os resultados obtêm-se em 15 minutos.

Contrariamente aos testes PCR, os testes rápidos não procuram o material genético do vírus (RNA), mas sim proteínas da superfície da partícula viral. Por norma, são detectadas em amostras do tracto respiratório superior durante a fase aguda da infecção.​

Por isso, embora os resultados positivos indiquem a presença do vírus, os resultados negativos não excluem a infecção pelo SARS-CoV-2 e não devem ser utilizados como único factor de exclusão de casos suspeitos. 

De acordo com o Infarmed, os testes da Swedicine têm uma sensibilidade de 96,4%. 

O serviço tornou-se possível devido a um pedido da empresa de cuidados de enfermagem Trapézio de Sucesso à Inocrowd, que é uma plataforma que ajuda organizações a encontrarem soluções com a ajuda de uma rede de investigadores do mundo inteiro.

“Esta iniciativa tem como missão poder contribuir para reduzir o número de contágios e ajudar no controlo da pandemia no nosso país”, sublinha a fundadora e presidente executiva da Inocrowd, Soraya Gadit

O objectivo é alargar o serviço ao resto do país. Além de em Portugal, a Glovo também está já a realizar um projecto semelhante na República Checa e na Polónia.

Sugerir correcção
Comentar