“Terramoto político” no Kosovo dá vitória histórica à esquerda nacionalista

Pela primeira vez desde a declaração de independência, um partido ultrapassou a barreira dos 40% e tem o caminho aberto para formar um governo estável, apesar de necessitar de um parceiro de coligação. Partidos que governaram o Kosovo nos últimos 20 anos castigados nas urnas, com o Vetevendosje a pôr normalização das relações com a Sérvia em segundo plano.

Foto
Apoiantes do Vetevendosje celebram vitória nas ruas de Pristina FLORION GOGA/Reuters

Os eleitores kosovares escolheram a mudança nas eleições legislativas de domingo, dando uma vitória esmagadora ao partido Vetevendosje, nacionalista de esquerda, que conseguiu 48% dos votos (quando estão contabilizados 99% dos boletins) e tem caminho aberto para formar governo, apesar de necessitar de encontrar um parceiro de coligação que permita pôr fim à instabilidade política que dura desde que o Kosovo declarou independência da Sérvia em 2008.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários