Ano de 2020 fecha com quase mais 20 mil funcionários públicos

Crescimento do emprego nos hospitais e nas escolas elevou total a 718.823 trabalhadores da administração pública em Dezembro

Foto
Manuel Roberto

O número de trabalhadores da administração pública atingiu 718.823 em Dezembro, um aumento de 19.792 face ao ano anterior, devido sobretudo ao crescimento do emprego nos hospitais e nas escolas, segundo as estatísticas oficiais divulgadas esta segunda-feira, 15 de Fevereiro.

“A 31 de Dezembro de 2020, o emprego no sector das administrações públicas situou-se em 718.823 postos de trabalho, assinalando um aumento de 19.792 postos de trabalho, face a 31 de Dezembro de 2019”, lê-se na síntese estatística trimestral da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

O emprego público aumentou assim 2,8% em 2020, em termos homólogos, com destaque para as Entidades Públicas Empresariais (EPE) do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que registaram mais 7114 trabalhadores, bem como para os estabelecimentos de educação do ensino básico e secundário, que tiveram um aumento de 6313 postos de trabalho.

No SNS, entre as carreiras que mais contribuíram para o aumento do emprego salientam-se os enfermeiros (mais 2736), os assistentes operacionais (mais 2696) e os técnicos de diagnóstico e terapêutica (mais 639).

Nas escolas, registaram-se mais 4056 educadores de infância e docentes do ensino básico e secundário e um aumento de 1707 assistentes operacionais.

O emprego na administração central (onde se incluem os hospitais EPE e as escolas) registou um aumento de 3,4%, enquanto na administração local a subida foi de 1,2%.

Já em comparação com o final do trimestre anterior, o emprego público aumentou em 17.877 postos de trabalho (2,6%) no quarto trimestre, sendo o maior contributo proveniente da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (+13.030 no seu conjunto), “reflectindo ainda a actividade de início do ano lectivo, com o processo de colocação de docentes em todos os níveis de ensino e de técnicos superiores para as actividades de enriquecimento curricular (AEC) nos estabelecimentos de ensino básico e secundário”, explica a DGAEP.

Os dados mostram que, em Outubro de 2020, o valor da remuneração base média mensal na administração pública situava-se em 1535 euros brutos, um aumento homólogo de 2% “por efeito essencialmente da actualização do valor da base remuneratória (645,07 euros) bem como do processo gradual de descongelamento das carreiras, para além da actualização do valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) para os 635 euros”.

Já o ganho médio mensal (inclui suplementos e outras componentes) era em Outubro de 1792,3 euros, um aumento de 1,4% face ao período homólogo.

“A variação homóloga resulta sobretudo do aumento da remuneração base média mensal e da diminuição global da importância das restantes componentes do ganho, como prémios e subsídios ou suplementos regulares, e pagamentos por horas suplementares ou extraordinárias”, explica a DGAEP.

Sugerir correcção
Comentar