A luz da Livraria Campos Trindade “não se extingue nunca”

A Livraria Campos Trindade, no Chiado, fechou portas no final de Janeiro. Nesta série fotográfica, Ana Paganini faz uma "despedida", mas também uma homenagem a “uma Lisboa em desaparecimento”.

Ana Paganini
Fotogaleria
Ana Paganini

Tudo começou com as flores. “Encham-me a montra com flores”, pedia o alfarrabista Bernardo Trindade em finais de Janeiro, dias antes de a sua livraria ser encerrada. E, assim, ainda a Campos Trindade não tinha fechado as portas e já lhe enchiam a montra de ramos e mensagens, em jeito de despedida. Nesta série de fotografias, Ana Paganini preserva a memória desta Lisboa a desaparecer. Não são flores que deixa na montra da histórica livraria-alfarrabista do Chiado, mas a preservação de uma memória que, tal como a luz das fotografias, “é algo que permanece”.

A fotógrafa começa por contar ao P3 que a sua intenção inicial “era transmitir a frustração de uma pessoa a olhar a montra, de fora, e não conseguir entrar”, mas que, quando voltou a passar pela livraria e entrou para fotografar, o projecto se transformou na representação de “uma luz que não se extingue nunca”. Um trabalho fotográfico em película, a preto e branco, “para mostrar a intemporalidade”, com uma textura que “encapsula uma emoção, também muito nostálgica”.

Paganini disse ter fotografado "já com o peso de saber que a livraria iria fechar”, abraçando, dessa forma, o tom nostálgico que conta ser característico de todo o seu trabalho fotográfico. “Uma vez, descreveram o meu trabalho e disseram que todas as minhas fotografias pareciam uma despedida.”

A despedida que a fotógrafa faz à Livraria Campos Trindade é uma homenagem a “uma Lisboa em desaparecimento”, mas também “um tributo aos livros raros e especiais” e ao espírito do pai de Bernardo Trindade — o bibliófilo, livreiro e alfarrabista Tarcísio Trindade — cujo projecto de vida foi a livraria, que “irá continuar noutro sítio", através do filho.

O simbolismo das flores é um elemento importante nesta série fotográfica. “Em que ocasiões é que levamos flores?”, questiona, retoricamente, a jovem de 25 anos. Iluminadas pela luz da montra da livraria, que se manteve acesa durante a noite nos últimos dias do mês de Janeiro, para a fotógrafa estas são a representação “tanto da vida como da sua ausência”, podendo ser associadas tanto a “uma coisa fúnebre” como a “um agradecimento.”

Esta homenagem à Livraria Campos Trindade, “feita ainda em vida”, é ainda uma “homenagem a quem diariamente homenageia os livros”, como Bernardo Trindade. Na sua livraria, diz Ana Paganini, o alfarrabista prestava diariamente tributo aos livros que “nunca deveriam ser uma coisa do passado.”

O número 44, da Rua do Alecrim, fica assim imortalizado nos negativos da fotógrafa e em toda a gente que por lá passou. Tudo começou com as flores, agora secas, que marcaram o princípio do fim, altura em que Bernardo Trindade ainda empacotava “44 anos de vida e histórias em caixas.” Agora, apenas o site da livraria se mantém activo. Mas “o impacto da livraria permanece", como escreve Ana Paganini, na descrição do projecto. E enquanto não abre portas noutro sítio, mantém-se na "memória colectiva". E nas fotografias também.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Ana Paganini
Ana Paganini
Ana Paganini
Ana Paganini
Ana Paganini
Ana Paganini
Ana Paganini
Ana Paganini
Ana Paganini
Ana Paganini
Ana Paganini
Ana Paganini
Ana Paganini
Ana Paganini
Ana Paganini