Na Weat, cozinheiros voluntários preparam refeições para médicos e enfermeiros

Sopa, prato principal, sobremesa – 200 doses todos os dias. Uma cozinha de apoio a projectos de restauração reinventou-se para fornecer comida ao pessoal de dois hospitais. As equipas de vários restaurantes ajudam.

Foto
As refeições feitas na Weat são entregues ao pessoal do Hospital de Santa Maria (na foto) e no Beatriz Ângelo LUSA/MÁRIO CRUZ

Com os seus dois restaurantes fechados, um deles definitivamente, Joaquim Saragga Leal ofereceu-se nos últimos dias como voluntário para a cozinha Weat, em Alcântara, Lisboa, de onde estão a sair diariamente 200 refeições, com sopa, prato e sobremesa, destinadas aos médicos e enfermeiros dos hospitais de Santa Maria e Beatriz Ângelo, em Loures.

A ideia surgiu no final de Janeiro e começou mais modesta, apenas com os três sócios da Weat a cozinhar. Neste momento já estão envolvidas perto de 100 pessoas, todas em regime de voluntariado – desde chefs de cozinha e as suas equipas, que vão cozinhar, até pessoas que se disponibilizaram para fazer as entregas.

A Weat Gastronomic Hubs transformou-se na Weat Gastronomic Hugs e várias empresas quiseram apoiar a iniciativa: os supermercados Lidl estão a fornecer todos os alimentos, a Unicer e a Centralcer, as águas, a Seda está a dar as embalagens, a Lugrade, o bacalhau, e muitas outras marcas estão a colaborar com donativos em bens.

A Weat foi pensada originalmente para ser uma dark kitchen, as cozinhas de apoio à produção que funcionam como incubadoras de novos projectos ou base para as operações de take-away e entrega ao domicílio. Mas se há, neste momento, projectos a funcionar nos espaços individuais que podem ser alugados — quando visitamos o local, os responsáveis pela Badochas, marca de hambúrgueres, estão lá a trabalhar — o espaço colectivo, com bancadas de cozinha, não se presta muito a este tempo de distanciamento social.

Frederico Carneiro, um dos sócios, conta que começaram o apoio aos hospitais sem prever que a operação ia crescer desta maneira. “No início, pensámos que não podíamos lá chegar e entregar assim a comida. Entrámos em contacto com o departamento de doações do Santa Maria e eles disseram que estavam super disponíveis, que tinham pessoas a trabalhar 12 e 14 horas seguidas, às vezes sem terem o que comer.”

Sublinha um ponto, para não haver equívocos: “Não são pessoas que passam fome. Temos ouvido comentários a dizer que em vez de ajudarmos os médicos, devíamos ajudar os sem-abrigo. Nós escolhemos um problema, estamos a ajudar nesse, o que não quer dizer que não existam outros mais graves.” O que perceberam foi que o pessoal dos hospitais não tinha tempo para preparar refeições e, em certos casos, nem sequer para ir beber água. E os hospitais mostraram-se agradecidos pela iniciativa.

Por outro lado, os restaurantes envolvidos — Taberna do Calhau, Taberna do Sal Grosso, Miguel Castro e Silva, Grupo Avillez, Tapisco, Pigmeu, entre outros — ficam satisfeitos por poderem dar trabalho às equipas que, devido às medidas impostas pelo confinamento, estão paradas. “Queríamos poucas pessoas ao mesmo tempo e que estivessem habituadas a trabalhar juntas”, explica Frederico.

No dia em que Joaquim Saragga Leal veio trabalhar, partilhou a cozinha com uma senhora, que, não sendo profissional, queria muito ajudar. “É um caso muito particular”, conta Frederico. “Ligou-me dizendo que os pais tinham morrido em Santa Maria há já algum tempo, de doenças terminais, e ela tinha gostado tanto das equipas do hospital que queria retribuir de alguma forma.”

Sugerir correcção
Comentar