Paragem obrigatória: o que fazem os chefs em tempos de pausa forçada?

Desenvolvem menus, exercitam a criatividade, procuram soluções para sobreviver depois da crise? As restrições que têm afectado drasticamente o funcionamento dos restaurantes obrigaram muitos profissionais do sector a lidar com um tempo que lhes era raro. E a aproveitá-lo para reflectir, criar e planear. A Fugas conversou com vários cozinheiros em Portugal e no mundo para saber como têm usado esse intervalo.

Foto
Nelson Garrido

Para quem se habituou à rotina sempre frenética das cozinhas, com pedidos a todo momento, receitas para serem preparadas contra o relógio e a pressão constante à prova de erros, ficar alguns dias longe do restaurante pode engendrar uma profunda sensação de vazio. O que dizer, então, dos chefs que têm sido obrigados a ausentarem-se por semanas de seus rituais quotidianos de pratos, clientes e serviço? 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar