Ciclovia na Av. Lusíada ligará Benfica ao centro de Lisboa

Obra deve estar concluída no fim de Março e implica a supressão de uma via de trânsito.

Foto
rui Gaudencio

A criação de uma ciclovia em toda a extensão da Av. Lusíada vai tornar mais fácil a mobilidade em bicicleta entre Benfica e o centro de Lisboa. A obra tem início previsto para a próxima semana e deverá durar cerca de um mês. 

A nova ciclovia será bidireccional, ocupando uma via de trânsito e ligando a Av. Marechal Teixeira Rebelo à Av. dos Combatentes, onde já existe uma pista para bicicletas que conduz à Praça de Espanha e, daí, às Avenidas Novas. Projecta-se para a mesma zona uma ciclovia na Av. de Berna, cuja execução também está para começar. 

Uma ligação ciclável na Av. Lusíada é uma ambição antiga da Câmara de Lisboa. Fernando Medina lui-même chegou a percorrer a via de bicicleta, certa noite, para avaliar se a obra era exequível. O plano de mobilidade pós-covid, que a autarquia pôs em marcha no Verão passado, foi o pretexto para arrancar o trabalho. 

A futura ciclovia seguirá até perto do Estádio da Luz pelo sentido Universidade Católica – Benfica, mudando aí para o sentido contrário e prosseguindo pelo Colombo e pelo Hospital da Luz até às instalações d’O Companheiro. Nesse local existe já uma ciclovia que serpenteia por Carnide até à Pontinha e que, para sul, liga a Monsanto. Apesar de ser uma das zonas mais populosas de Lisboa, Benfica ainda está praticamente despida de ciclovias. 

Tal como aconteceu na Av. dos Combatentes, a autarquia justifica este desenho da ciclovia com a opção por não reduzir capacidade de escoamento automóvel junto aos semáforos. Assim, quando os automobilistas se aproximarem da Av. dos Combatentes ou da Av. Marechal Teixeira Rebelo vão ter três vias de trânsito à disposição. No início de ambos os troços é que só haverá duas vias. 

Como o PÚBLICO noticiou na semana passada, a câmara planeia em Fevereiro criar mais duas ciclovias – na Av. de Berna e na Alameda das Linhas de Torres – e alterar a da Almirante Reis. 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários