Cooperação militar com Moçambique contra o jihadismo sem limitação de tempo

O apoio português continuará enquanto as duas partes entenderem que se deve manter.

Foto
Ministro da Defesa Nacional esteve em Maputo em Dezembro Rui Gaudencio

Não há uma limitação de tempo na cooperação militar de Portugal com Moçambique na luta contra o jihadismo que assola o norte do país, mais concretamente a região de Cabo Delgado. O PÚBLICO sabe que as duas partes não definiram um horizonte temporal. “Continuará enquanto as duas partes assim o entenderem” é a fórmula utilizada que, por si só, traduz a delicada situação no terreno e a urgência deste apoio.

A delegação liderada pelo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro, já regressou a Lisboa, mas continuou mais uns dias em Maputo a missão dirigida pelo general dos Comandos Marco António Serronha, responsável pelo Comando Conjunto para as Operações Militares, entretanto também já regressada.

Como o PÚBLICO já noticiara, este mês de Fevereiro vai ser ocupado com o desenho do apoio português, incluindo para formação, e cálculos de efectivos a serem enviados. Numa primeira fase, vão ser formadas e treinadas unidades especiais moçambicanas do Exército e de fuzileiros, da Marinha.

Contudo, está ainda previsto garantir a capacidade de ligação e coordenação entre meios terrestres e aéreos, formação em contraterrorismo, comunicação estratégica, Direitos Humanos e igualdade de género, aspectos de que as Forças Armadas de Moçambique carecem. Assim, as equipas de formadores serão constituídas por elementos dos três ramos com valências transversais: forças especiais do Exército, fuzileiros da Marinha e elementos da Força Aérea, cujo número ainda está em avaliação.

Este trabalho está a ser planeado pela Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional, tutelado por João Gomes Cravinho, em articulação com o Estado-Maior General das Forças Armadas. Depois constará de um novo programa-quadro de Cooperação no domínio da Defesa no horizonte 2021-2025, a ser assinado aquando da visita do ministro moçambicano da Defesa, Jaime Bessa Neto, a Lisboa, provavelmente até Abril, depois da estadia de Gomes Cravinho em Maputo, no início de Dezembro.

Portugal pretende, ainda, aproveitar o semestre da presidência do Conselho Europeu para deixar concluído o tipo e meios de apoio que a União Europeia pode oferecer a Moçambique na sequência de um apelo daquele país. Foi neste âmbito que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, visitou recentemente a capital moçambicana, tendo em cima da mesa a segurança marítima e reforço de equipamentos.

Sugerir correcção
Comentar