Setúbal tem bolsas de 5000 euros para criadores emergentes

A Câmara de Setúbal lança a primeira edição das Bolsas de Criação Artística, com o intuito de fortalecer projectos artísticos de criadores emergentes. As inscrições estão abertas até Março.

Foto
Khara Woods/Unslpash

A Câmara Municipal de Setúbal vai lançar, este ano, a primeira edição das Bolsas de Criação Artística. Através de um concurso, esta iniciativa pretende promover o desenvolvimento de trabalhos artísticos de criadores emergentes, de diferentes áreas criativas, contemplando a atribuição de apoios monetários aos criadores dos projectos vencedores.

A cada um dos três projectos seleccionados, de artes performativas e visuais, a Câmara de Setúbal vai atribuir uma bolsa de 5000 euros. Os artistas, criadores dos projectos seleccionados, terão a possibilidade de usufruir de um espaço de trabalho nas instalações de A Gráfica – Centro de Criação Artística, em Setúbal.

Atendendo ao regulamento, aos artistas responsáveis pelos projectos vencedores é concedido alojamento num apartamento, até a um máximo de cinco elementos da equipa, por um período de três semanas, desde que o local de residência seja superior a 60 quilómetros de distância de Setúbal.

As candidaturas terminam às 23h59 de 19 de Março e devem ser submetidas através de um formulário. Os resultados da selecção são divulgados até dia 15 de Abril.

A “formação ou experiência dos criadores na área artística a que se candidatam” é um dos elementos valorizados, bem como “o plano de trabalho e calendarização”. Os projectos escolhidos devem ser originais, nunca ter sido apresentados publicamente e, obrigatoriamente, terão de ser desenvolvidos entre Maio e Dezembro deste ano. A apresentação deverá decorrer até Agosto de 2022.

Apoiar "artistas emergentes”, contribuir para a “renovação do tecido artístico nacional”, promover a “abertura de processos de trabalho ao público” e fomentar projectos culturais “acessíveis a todos” são alguns dos objectivos das Bolsas de Criação Artística.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Sugerir correcção
Comentar