Lei da transparência fiscal para as multinacionais avança na UE

A presidência portuguesa da UE vai levar a votos a lei da transparência fiscal para as grandes empresas — que está há quatro anos num limbo. Este pode ser o fim de uma história de intrigas e diplomacia na sombra.

Foto
Reuters/Aly Song

Quando o ministro da Economia alemão Peter Altmaier se encontrar a seguir com os seus colegas dos outros 26 Estados da União Europeia (UE), será difícil que não mostre os sinais de uma derrota pessoal e embaraçosa. Na reunião do Conselho de Ministros marcada para 25 de Fevereiro, a maioria dos governos da UE quer aprovar uma lei que Altmaier e os seus antecessores têm vindo a tentar impedir por todos os meios: Uma reforma do direito das sociedades que obrigue as empresas transnacionais a “divulgar informações sobre os seus impostos”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários