Há 38 casos activos de covid-19 na Casa do Artista

Dos 38 infectados, 17 são residentes (12 dos quais estão internados) e 21 são profissionais. Junta de Carnide diz que surto na instituição teve início a 20 de Janeiro.

Foto
Manuel Roberto

Há 38 pessoas infectadas com covid-19 na Casa do Artista, em Lisboa, das quais 17 são residentes e 21 são profissionais, disse nesta segunda-feira à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Doze desses 17 residentes estão internados e os restantes cinco estão devidamente separados dos que não estão doentes, acrescentou a mesma fonte. Por sua vez, os 21 profissionais encontram-se nas suas casas em isolamento. A instituição regista já seis óbitos.

Na sexta-feira, o número de infectados devido ao surto de covid-19 na Casa do Artista era de 42, metade dos quais utentes. Dez pessoas encontravam-se internadas, segundo informação da ARSLVT. Nesse dia, uma fonte da ARSLVT disse à agência Lusa que, como é habitual, a autoridade de saúde local, em articulação com a direcção da Casa do Artista, determinou as medidas de saúde pública adequadas à situação, designadamente a avaliação e a activação do plano de contingência, a testagem, o confinamento dos casos positivos e a separação dos positivos dos negativos.

A direcção da Associação de Apoio aos Artistas — Apoiarte, que gere a Casa do Artista, referiu pela primeira vez que havia um surto dentro da instituição a 25 de Janeiro, num comunicado partilhado no Facebook. “Após 11 meses de grande cuidado e dedicação para que a Casa do Artista estivesse a salvo desta pandemia que assolou o mundo, fomos infelizmente surpreendidos por testes positivos entre os residentes e funcionários. Foram, de imediato, tomadas todas as precauções e directrizes indicadas pelas diversas entidades competentes”, referiu então.

Na semana passada, morreram três residentes da Casa do Artista: as actrizes Cecília Guimarães e Adelaide João e a cantora Maria Andrea Gaspar. A instituição confirmou na quarta-feira ao PÚBLICO e à Lusa que Adelaide João morreu de covid-19, mas disse à agência de notícias que Cecília Guimarães morreu vítima de pneumonia. Não foi possível confirmar com a instituição a causa da morte de Maria Andrea Gaspar.

No dia 31 de Janeiro, a instituição lamentara a morte de três associados e residentes: o actor António Cordeiro e os fadistas José Amaro e Noémia Cristina. António Cordeiro, que sofria de paralisia supranuclear progressiva, morreu a 30 de Janeiro. Fonte da Casa do Artista rejeitou à Lusa que o actor alguma vez tivesse estado infectado com o novo coronavírus, frisando que as causas da morte se deveram a complicações relacionadas com a sua doença.

De acordo com Fábio Sousa, presidente da Junta de Carnide, freguesia onde se situa a Casa do Artista, aquela instituição tem 70 residentes e cerca de 30 funcionários. O autarca disse à Lusa que o surto de covid-19 naquela instituição teve início a 20 de Janeiro e que a junta está a dar apoio à Casa do Artista com recursos humanos.

Sugerir correcção
Comentar