Telescola para o secundário chega à televisão a partir desta segunda-feira

Os blocos pedagógicos temáticos semanais produzidos para o ensino secundário vão passar a estar acessíveis na posição 8 (posição 9 nos Açores e na Madeira) da televisão digital terrestre (TDT) e na posição 444 das operadoras de cabo.

Foto
Paulo Pimenta

Os conteúdos para o ensino secundário disponíveis nas plataformas digitais do projecto #EstudoEmCasa vão passar também a ser difundidos na televisão a partir desta segunda-feira, quando recomeçam as aulas, foi hoje anunciado.

“Na perspectiva de proporcionar um acesso universal, os conteúdos relativos ao ensino secundário vêem a sua distribuição alargada à televisão, à semelhança do que acontece no ensino básico”, refere, em comunicado, o Ministério da Educação.

Os blocos pedagógicos temáticos semanais produzidos para o ensino secundário, e que têm vindo a ser disponibilizados na RTP Play, vão passar a estar acessíveis na posição 8 (posição 9 nos Açores e na Madeira) da televisão digital terrestre (TDT) e na posição 444 das operadoras de cabo.

“Num momento em que, por força da pandemia, é necessário voltar ao ensino a distância, ter redundância na disponibilização de recursos pedagógicos é especialmente relevante”, considera o ministério de Tiago Brandão Rodrigues.

O #EstudoEmCasa passa, desta forma, a estar disponível na televisão, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade, de segunda a sexta-feira, e cobrindo a maior parte das componentes curriculares dos cursos científico-humanísticos (do 10.º ao 12.º ano) e dos cursos profissionais (do 1.º ao 3.º ano).

Os blocos pedagógicos temáticos diários do ensino básico são transmitidos na RTP Memória e os do ensino secundário nos canais 8 e 444, das 9h às 16h30, com interpretação em língua gestual, detalha o Ministério da Educação.

Todos os conteúdos permanecem disponíveis na RTP Play, através da aplicação #EstudoEmCasa, e nas plataformas de videoclube nas diferentes operadoras cabo, segundo o ministério.

O projecto #EstudoEmCasa é uma parceria do Ministério da Educação com a RTP, contando com o apoio das Editoras Leya e Porto Editora. Para a edição 2020/2021, foram criadas uma equipa de coordenação e uma equipa específica para o seu desenvolvimento, composta por mais de quatro dezenas de professores e cinco intérpretes de língua gestual portuguesa, estando a responsabilidade pedagógica a cargo da Direcção-Geral da Educação.

Sugerir correcção
Comentar