As minhas desgraças com o picante

Vivo naquela ilusão tola de que um dia resolvo o problema com o picante. Mentira. É certo que desconfio quando me dizem que o picante é fraco e, em consequência, ataco o prato como um gato ataca a comida que recebe de um estranho, mas nunca deixo de insistir. Há coisas que não se percebem.

Foto
Helena Colaço Salazar

Filho de um produtor de vinho da ilha de São Miguel, quando uma família da Ribeira Grande vinha abastecer-se a Vila Franca do Campo, o dia era de festa. O aroma a morango do vinho de cheiro a sair do tonel (cheiro magnífico que o João Paulo Martins ainda não apanhou mas ainda tenho esperança de tal acontecer um dia), os petiscos que a minha mãe preparava, as histórias que se contavam, os abraços e as juras de amizade eterna (em particular ao final do dia), tudo isso encantava um miúdo de dez anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários