Portugal Pôncio Pilatos

Se a ideia é o Conselho não retomar o caso da Hungria enquanto a pandemia não permitir reuniões presenciais, isso quer dizer que nada mais se fará durante a presidência portuguesa. Lavamos daqui as nossas mãos, como Pilatos.

No fim da semana passada, o Governo húngaro vetou sozinho uma tomada de posição comum dos governos da União Europeia sobre a repressão das manifestações na Rússia. Como antes já fizera em situações semelhantes, bloqueando resoluções sobre a China. A mesma lealdade que Orbán não demonstrou perante os seus parceiros europeus quando era preciso responder à gravíssima crise provocada pela pandemia é, como sempre, infalível quando se tratar de defender outros autocratas como ele. Putin sabe que pode contar com Orbán para sabotar a resposta europeia ao que se passa na Rússia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários