A Viagem do Elefante: Vale do Côa vai ter rota literária inspirada em Saramago

“Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam”. A obra do Nobel da Literatura vai ser o mote de uma nova rota criada pelos Territórios do Côa.

Foto
Paulo Pimenta

Depois de no ano passado ter sido criado a sul um trajecto baseado em Levantado do Chão, agora é a vez d’ A Viagem do Elefante voltar a tornar José Saramago um guia. A Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, com sede em Almeida, no distrito da Guarda, vai desenvolver uma rota turístico-literária inspirada nesta obra do escritor e que deverá cruzar os concelhos do Fundão, Belmonte, Sabugal, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo.

“O trabalho, a desenvolver em dois anos, visa estruturar uma oferta ao nível do Turismo Literário, produto em crescimento no contexto contemporâneo, catalisando fluxos e dinâmicas de valor acrescentado para a valorização e promoção da Cultura na região Centro, em particular, em contexto territorial de baixa densidade e com especial incidência na Beira Interior”, segundo a coordenadora da associação, Dulcineia Catarina Moura.

Em comunicado, a responsável admite “tratar-se de um investimento na diferenciação e qualificação dos territórios do interior assente na salvaguarda e valorização do património cultural, potencializando turisticamente a inspiração, a obra e a experiência de Saramago, envolvendo e estimulando à participação de uma rede de agentes públicos e privados que evidenciem o potencial deste produto cultural”.

“A constituição de uma oferta qualificada e organizada em Turismo Literário, tal qual se pretende através desta Rota “Viagem do Elefante”, mune-se de um plano de acção devidamente estruturado e fundamentado, que incide sobre toda a cadeia de valor para atingir o nível de desenvolvimento turístico e cultural desejado”, acrescenta.

Segundo Dulcineia Catarina Moura, são parceiros do projecto os municípios do Fundão, Belmonte, Sabugal, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo, sendo que “a parceria e o envolvimento destes municípios é formalizada através de protocolo entre as entidades”.

A associação Territórios do Côa conta ainda com o “importante envolvimento da Direcção Regional de Cultura do Centro, que prontamente se associou e manifestou o interesse em colaborar no desenvolvimento e promoção do projecto”, acrescenta.

O município de Lisboa e a Fundação José Saramago são também “parceiros consultores” e o seu apoio “estará consubstanciado em acções de promoção e comunicação nacional e internacional, quer sejam exclusivas da rota, quer seja da sua integração noutros formatos que permitam alavancar o projecto e o seu interesse para a comunidade”.

O projecto é apoiado pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

A Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa lembra que “acumula experiência no trabalho e na prossecução de iniciativas associadas à obra de José Saramago, pelo que acredita que esta será também uma oportunidade para a população local reviver momentos tão marcantes e com potencial de atracção de turistas e visitantes, bem como um devido impulso à cultura na Beira Interior”.

Em 2013 lançou o guia Caminho de Salomão - Rota Portuguesa no Vale do Côa, que foi inspirado na obra literária de Saramago que traça o périplo da viagem do elefante Salomão pela região do vale do Côa, a caminho de Viena, com passagem por Sortelha (Sabugal), Cidadelhe (Pinhel) e Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo). É neste guia que é destacada a epígrafe do livro de Saramago: "Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam”.

Devido ao momento actual marcado pela pandemia de covid-19, a coordenadora da associação considera ser “fundamental promover dinâmicas de retoma e animação, na expectativa de que o território não perca o reconhecimento de destino turístico de elevado interesse”. 

Sugerir correcção
Comentar