Rio de Janeiro recebe mostra de cinema português até Março

Com a curadoria de Pedro Henrique Ferreira, o programa De Portugal para o Mundo leva ao público brasileiro uma selecção de 28 longas e curtas-metragens.

Foto
Balada de um Batráquio, de Leonor Teles, é um dos filmes da abertura da mostra DR

O Rio de Janeiro recebe a partir desta quarta-feira, e até 1 de Março, a mostra de cinema De Portugal para o Mundo, que leva ao público brasileiro uma selecção de 28 longas e curtas-metragens de cineastas portugueses.

A mostra, promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), abre com as curtas-metragens Nyo Vweta Nafta, de Ico Costa, Farpões, Baldios, de Marta Mateus, Balada de um Batráquio, de Leonor Teles, e termina com a premiada longa de Pedro Costa, Vitalina Varela, que está entre os 93 filmes incluídos na lista oficial de candidatos à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional.

O filme de Pedro Costa teve estreia mundial em Agosto de 2019, no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde arrecadou os principais prémios: Leopardo de Ouro e Leopardo de Melhor Interpretação Feminina. Desde então, soma mais de 22 prémios, a maioria de melhor filme e melhor realização, em perto de 30 festivais internacionais de cinema, sobretudo na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina.

Ao longo do corrente mês, serão ainda apresentados filmes como O Corcunda, de Gabriel Abrantes e Ben Rivers; Ascensão, de Pedro Peralta; Redenção, de Miguel Gomes, Ramiro, de Manuel Mozos, Colo, de Teresa Villaverde, O Estranho Caso de Angélica e O Velho do Restelo, de Manoel de Oliveira, Fantasia Lusitana, de João Canijo; A Portuguesa, de Rita Azevedo Gomes; O Ornitólogo, de João Pedro Rodrigues; e E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto.

Também fazem parte da mostra Fordlandia Malaise, de Susana de Sousa Dias; Cartas da Guerra, de Ivo Ferreira; Understory, de Margarida Cardoso; Como Fernando Pessoa Salvou Portugal, de Eugene GreenO Mar Enrola na Areia, de Catarina Mourão; Volta à Terra, de João Pedro Plácido; É na Terra, Não É na Lua, de Gonçalo Tocha; A Vida Invisível, de Vítor Gonçalves; e Tabu, de Miguel Gomes.

John From, da autoria de João Nicolau; Fábrica de Nada, de Pedro Pinho; A Árvore, de André Gil Mata; e Eldorado XXI, de Salomé Lamas, completam a apresentação De Portugal para o Mundo.

O evento cinematográfico repetirá a exibição de algumas das longas e curtas-metragens ao longo do mês de Fevereiro e 1 de Março.

Com a curadoria de Pedro Henrique Ferreira, a mostra de cinema português terá entrada gratuita e conta ainda com actividades online, como debates temáticos, unindo investigadores brasileiros e portugueses, assim como realizadores. Apesar de ser presencial, a mostra contará com restrições devido à pandemia de covid-19, que tem no estado do Rio de Janeiro um dos seus maiores focos de disseminação.

No cinema, a capacidade foi reduzida para 50%, com higienização completa antes de cada sessão, além do distanciamento de dois metros entre as poltronas e do uso obrigatório de máscara e álcool em gel. A bilheteira presencial está proibida, com todos os bilhetes a serem disponibilizados virtualmente.

Sugerir correcção
Comentar