Stenia e Aida, rostos de uma história que uniu Portugal e Moçambique contra o cancro

Um projecto de investigação que ajudou a saber mais sobre o cancro da mama para melhor o diagnosticar e tratar e a criação de uma consulta de grupo multidisciplinar no Hospital Central de Maputo estão a fazer a diferença.

Foto
Grupo multidisciplinar do cancro da mama do Hospital Central de Maputo DR

Stenia Manuel Nhenheze e Aida Papane Dias são duas bonitas mulheres moçambicanas que não se conhecem, mas que têm muito em comum. As duas – Stenia com apenas 25 anos e Aida com 49 anos – tiveram cancro da mama e procuraram respostas em diferentes alturas no Hospital Central de Maputo onde hoje ainda são seguidas, agora já livres do cancro que as magoou tanto. As duas fazem parte do grupo de 262 mulheres moçambicanas diagnosticadas com cancro da mama no projecto que une equipas de Portugal e Moçambique com o “simples” propósito de salvar vidas. Um plano que merece destaque no Dia Mundial do Cancro que se assinala esta quinta-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar