Universidade de Lisboa procura voluntários para apoiar profissionais de saúde

Os candidatos devem ter, pelo menos, 18 anos e um diagnóstico prévio de covid-19 para apoiar a Estrutura Hospitalar de Contingência, em Lisboa.

Foto
LUSA/TIAGO PETINGA

A Estrutura Hospitalar de Contingência em Lisboa, localizada no Estádio Universitário da Universidade de Lisboa, está a recrutar voluntários para ajudarem profissionais de saúde em questões alimentares, higiénicas e administrativas, entre outras.

Para se poderem candidatar, os voluntários devem ter uma idade mínima de 18 anos e já terem sido infectados com covid-19, logo “com probabilidade de possuírem imunidade à infecção”, indica a Universidade de Lisboa (UL). Esta condição será verificada através de testes serológicos, realizados aos candidatos que ficarem com as “80 vagas” disponíveis — condicionadas à capacidade de teste por parte da Faculdade de Farmácia —​, como afirmou Dulce Domingues, pró-reitora da UL, ao P3. 

Para além disso, os candidatos vão ter uma formação interna, que se prevê que comece na próxima segunda-feira, e devem ter disponibilidade para realizar dois turnos semanais de 4 horas, pelo menos. Dulce Domingues também confirmou que os voluntários escolhidos “vão ter de fazer um teste de rastreio de duas em duas semanas, no mínimo”. 

A Estrutura Hospitalar foi reactivada a 20 de Janeiro, depois de já ter sido utilizada na primeira fase da pandemia. Neste momento, acolhe 34 pacientes com covid-19, embora a sua capacidade exceda os 150. A unidade ainda está por finalizar, mas prevê-se que esteja completamente operacional no final desta semana, com um terço das camas com suporte de oxigénio. Um segundo pavilhão também está nos planos para ser utilizado, o que permitiria a aceitação de mais 70 voluntários. 

A maior parte dos doentes presentes nesta unidade foi transferida de centros hospitalares e hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo, que, segundo o boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde desta quarta-feira, voltou a ser a região com o maior número de casos diários de infecção – embora já pareça ter passado o pico de contágios. As inscrições podem ser feitas através deste formulário

Corrigido às 12h25 de 4 de Fevereiro.
Uma versão anterior do comunicado indicava que os voluntários deveriam pertencer a uma universidade ou politécnico, um perfil que foi entretanto actualizado.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Sugerir correcção
Comentar