Ricardo vive “agarrado” à bicicleta de trial — e até ganha asas

Há dez anos que Ricardo Simões, de 23 anos, vive “agarrado” à bicicleta, sem tirar folgas. Campeão nacional de juniores duas vezes, segundo lugar num campeonato ibérico, vencedor da Taça de Portugal e do Open de Portugal de Trial Bike, ainda se assusta ao perceber que uma década a andar de bicicleta não chega para ser “o melhor do mundo”.

Ricardo começou aos 13 anos a seguir os passos do irmão mais velho, surfista, skater e amante dos desportos radicais. Através do irmão, conheceu Rui Perez, “um ancião do trial em Portugal”, que lhe apresentou a modalidade. “A partir daí, apaixonei-me. O meu pai ofereceu-me uma bicicleta de trial no meu aniversário e nunca mais consegui parar. Às vezes acho que é uma maldição”, conta Ricardo.

No vídeo No Days Off, filmado por Daniel Arraia, atleta de parkour, Ricardo exibe os truques que demorou um ano a aperfeiçoar. “Em Portugal, no skate, patins, parkour, trial, acabamos por nos conhecer todos, existe uma comunidade brutal. Queremos é estar na rua, divertirmo-nos, experimentar algo novo e superar medos.”