Pedreira em Guimarães fechada parcialmente por poluir bacia do rio Ave

APA só permite a reabertura total da pedreira mediante a apresentação e implementação de um plano de resolução para o caso

Foto
Nelson Garrido/arquivo

As autoridades suspenderam parcialmente a laboração de uma unidade de corte e transformação de pedra em Gonça, Guimarães, após detecção de “irregularidades ambientais” susceptíveis de gerar impacto negativo “muito grave” na bacia do rio Ave.

Em comunicado, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou que foram suspensas todas as actividades da empresa das quais resulte a produção de águas residuais industriais.

Em causa está a Britaminho - Granitos e Britas do Minho, que esta segunda-feira foi alvo de uma acção concertada de fiscalização, envolvendo a APA, através da Administração da Região Hidrográfica do Norte, a Câmara de Guimarães e os Serviços de Protecção da Natureza da GNR (SEPNA).

“A vistoria conjunta detectou irregularidades ambientais susceptíveis de gerar impacte negativo muito grave no ambiente, nomeadamente na ribeira de Ribeiral, afluente do rio Ave, a montante de captações de água para abastecimento público aos concelhos de Vizela e Guimarães, localizadas no rio Ave”, refere o comunicado.

Assim, a Câmara, em articulação com a APA e o SEPNA, “entendeu suspender parcialmente a laboração de todas as actividades da empresa das quais resulte a produção de águas residuais industriais”.

“Trata-se de uma medida cautelar que determina a suspensão parcial da laboração, na área do pavilhão de corte e transformação da pedra, até que a empresa apresente um plano de acção que resolva esta situação”, esclarece o comunicado.

Após a apresentação e implementação do referido plano, sujeito a apreciação e validação da APA, a unidade será novamente fiscalizada e as medidas cautelares agora impostas poderão ser revistas, caso as acções estejam a ser “devidamente executadas”.

A APA sublinha que se trata de uma empresa “reincidente” em episódios de poluição na bacia do rio Ave, estando em instrução “vários processos de contra-ordenação”.

Sugerir correcção
Comentar