Literacia mediática

Prémio Incentivo é uma das novidades do Concurso Nacional de Jornais Escolares

PÚBLICO na Escola volta a distinguir as melhores publicações. Prémios totalizam 8 mil euros. Inscrições durante o mês de março.

jornais-escolares,publico-escola,
Foto
EFFE.NEWS

Está em marcha mais uma edição do Concurso Nacional de Jornais Escolares. À semelhança do que aconteceu no ano passado, as escolas ou agrupamentos podem concorrer com publicações em papel ou em formato digital. Mantém-se a exigência de um mínimo de duas edições ao longo do ano letivo (ou atualizações regulares, nos casos em que são online), bem como a generalidade das regras que vigoraram em 2019-20.

É no campo dos prémios (ver caixa) que se registam as maiores novidades do concurso promovido pelo PÚBLICO, através do projeto PÚBLICO na Escola. Desta vez, as candidaturas não obedecem a uma divisão por níveis de ensino. As escolas vão encontrar duas possibilidades para inscreverem as suas publicações: jornal de agrupamento e jornal de escola. Optam por aquela a que corresponde a candidatura. Em ambos os casos — jornais de agrupamento e jornais de escola — haverá primeiro e segundo prémios, de 2000 e 1000 euros, respetivamente. 

O júri escolhe ainda os vencedores de prémios especiais, no valor de 500 euros, aos quais os concorrentes ficam automaticamente habilitados. Eram três, passam agora a ser quatro. Aos prémios que distinguem a melhor reportagem, o melhor trabalho sobre ciência e o melhor design gráfico junta-se, no ano letivo de 2020-21, o Prémio Incentivo. Como se adivinha pelo nome, este pretende funcionar como estímulo, contribuindo para ajudar a melhorar um jornal feito em condições menos favoráveis e que conseguiu chamar a atenção do júri. Para além do prémio de 500 euros, o jornal merecedor de incentivo pode contar também com um workshop sobre “Como fazer um jornal”, da responsabilidade do PÚBLICO na Escola.

Podem participar no concurso agrupamentos de escolas e estabelecimentos de ensino dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário do continente, regiões autónomas e comunidades portuguesas no estrangeiro. São admitidas publicações em papel e/ou formato digital e publicações online. O suporte não tem de ser o mesmo nas duas edições da publicação enviadas a concurso — à semelhança do que aconteceu no ano anterior, os concorrentes podem apresentar um número impresso e outro digital.

As inscrições decorrem entre os dias 1 e 31 de março. As publicações são enviadas de 1 de junho a 10 de julho, os prémios anunciados antes do final do mês de outubro. O regulamento do concurso será divulgado em breve, depois de retomada a atividade letiva, suspensa no seguimento do reforço das medidas de confinamento.

O PÚBLICO na Escola é um projeto de educação para os media do jornal PÚBLICO, em parceria com o Ministério da Educação e a Fundação Belmiro de Azevedo (através do EDULOG).