Capitão Tom Moore hospitalizado após teste positivo à covid-19

Tom Moore tornou-se um símbolo de esperança nas primeiras semanas da pandemia de covid-19, ao caminhar nos dias que precederam o seu 100.º aniversário para angariar fundos para o NHS. Recolheu mais de 37 milhões de euros.

Foto
Tom Moore, 100 anos, iniciou uma onda de solidariedade que angariou quase 33 milhões de libras Reuters/DYLAN MARTINEZ

Tom Moore, o veterano da Segunda Guerra Mundial com 100 anos, que cativou a população britânica no início da pandemia do coronavírus pelos seus esforços de recolha de fundos para o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla original), foi internado com covid-19, anunciou este domingo a filha.

Hannah Ingram-Moore revelou numa declaração no Twitter que o pai, conhecido por capitão Tom, deu entrada no Bedford Hospital por necessitar de “ajuda adicional” à sua respiração.

A filha do veterano informou ainda que nas últimas semanas o progenitor estava a ser tratado a uma pneumonia e que na passada semana testou positivo ao novo coronavírus, mas indicou que não estava internado numa unidade de cuidados intensivos. 

“Os tratamentos médicos que recebeu nas últimas semanas foram notáveis”, escreveu. “Sabemos que o maravilhoso pessoal do Hospital de Bedford fará tudo o que puder para o manter confortável e permitir que regresse a casa o mais depressa possível.”

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, enviou uma mensagem de apoio pelo Twitter: “Os meus pensamentos estão com o capitão Tom Moore e a sua família”, não esquecendo que o veterano “inspirou toda a nação”. “Sei que todos nós lhe desejamos uma recuperação total.”

Moore tornou-se numa referência de esperança nas primeiras semanas da pandemia de covid-19, em Abril de 2020, quando se propôs a percorrer 100 voltas em torno do seu jardim, em Inglaterra, até ao dia do seu 100.º aniversário. Para lhe dar um propósito, a filha abriu uma conta de angariação de fundos com o objectivo de amealhar 1000 libras (1135€) para o NHS. Mas os esforços do veterano acabaram por render 32,7 milhões de libras (mais de 37 milhões de euros)

Moore, que recebeu o título honorário de coronel no dia do seu centésimo aniversário, foi ordenado cavaleiro pela rainha Isabel II em Julho. O percurso do britânico foi, entretanto, relatado no formato de uma autobiografia, Tomorrow Will Be A Good Day, estando previsto um filme em torno da vida do ex-militar.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários