DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Never again!

Never again! foi o slogan escolhido a dedo pelos jovens famalicenses do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco para assinalar esta reunião comemorativa do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este serão emotivo e marcante ultrapassou fronteiras, juntando alunos e docentes da Letónia, Países Baixos e Grécia à reunião camiliana.

literacia-mediatica,educacao-media,publico-escola,
Foto
DR

Do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, chegou, ao PÚBLICO na Escola, mais uma notícia sobre um evento. Desta vez, o mote foi um encontro virtual para homenagear o Dia Internacional das Vítimas do Holocausto. A autora é a aluna Carolina Alves, a mais recente “correspondente” do PÚBLICO na Escola:

Comemorado no dia 27 de Janeiro, este dia instituído pelas Nações Unidas assinala o 76º aniversário da libertação do campo de Auschwitz- Birkenau, em 1945. Como sublinha a Assembleia Geral da ONU, esta data destina-se ainda a promover o ensino sobre o Holocausto, para não se esquecer as atrocidades do passado e para prevenir o risco de futuros genocídios.

Foi através da poesia que os professores e alunos gregos convidados exprimiram as cicatrizes deixadas pelo sofrimento que o Holocausto provocou nesta nação. Também o testemunho pessoal de uma professora holandesa, cuja família presenciou de perto a realidade asfixiante do Holocausto, deixou os participantes colados ao ecrã desta conferência Zoom.

Numa era de ascensão exponencial de partidos conservadores e neonazis, as palavras dos Jovens Embaixadores do Parlamento Europeu apelam ao combate contra a desinformação e contra o racismo e a xenofobia.

Marcadas por fortes emoções, as intervenções dos alunos portugueses não trouxeram apenas factos históricos e relatos verídicos de sobreviventes. Estes pequenos europeus trouxeram palavras recheadas de compaixão e de um forte desejo de trazer justiça a estes cidadãos despidos da sua humanidade, da sua vida e da sua identidade. A preocupação e o luto deixados em cada palavra (e em cada silêncio) apertaram os corações do público, nacional e internacional, que partilhou com lágrimas a inspiração e determinação destes jovens em mudar o mundo e a humanidade.

A mensagem deixada por estes alunos é clara: “Aconteceu, portanto pode acontecer de novo”. Como tal, é indubitavelmente fundamental a lembrança dos horrores do Holocausto para que massacres como esta nuvem negra que paira sobre a História Europeia não se repitam no futuro, pois “Um tolo é aquele que faz, ou não faz, aquilo que a história já o alertou.” Assim, hoje mais do que nunca, não deixemos de nos relembrar.

Texto: Carolina Alves

Webgrafia:

https://citacoes.in/autores/primo-levi/?page=2