Doze anos a viajar pelo mundo em busca de cinemas abandonados (e adaptados)

Ao longo de 12 anos, o fotógrafo Simon Edelstein percorreu 30 países – entre os quais Portugal – em busca de "cinemas esquecidos, roídos pelo tempo". Abandoned Cinemas of the World faz o retrato melancólico de edifícios que foram desenhados para fazer sonhar.

Costa Nova, Portugal - Cine Avenida, 2006 (demolido) ©Simon Edelstein
Fotogaleria
Costa Nova, Portugal - Cine Avenida, 2006 (demolido) ©Simon Edelstein

Perante a recente crise sentida pelos cinemas de todo o mundo, tocados pelo encerramento dos espaços de lazer por força da pandemia de covid-19, torna-se pertinente olhar para o passado dos cinemas e levantar questões acerca do seu futuro. O fotolivro Abandoned Cinemas of the World, de Simon Edelstein, levanta o véu sobre o triste destino de muitos, emblemáticos e grandiosos, edifícios da sétima arte que perderam protagonismo ao longo das últimas décadas."Os cinemas são efémeros. E são cada vez mais raros na paisagem urbana."

Simon, um confesso apaixonado por cinemas e pela sua arquitectura, dedicou 12 anos à procura e ao registo fotográfico de "cinemas esquecidos, roídos pelo tempo". Percorreu 30 países – entre os quais Portugal, França, Inglaterra, Roménia, Marrocos, Algéria, Líbano, Índia, Cuba, Estados Unidos da América; ​regressou desses destinos com milhares de imagens de edifícios ao abandono, um testemunho do declínio e da perda de importância destes lugares na contemporaneidade. De todas as fotografias que produziu escolheu 562 para integrar o fotolivro que editou, com a Jonglez Publishing, em 2020, um mês antes do estalar da pandemia no Ocidente longe de imaginar que em 2021 poderia produzir um novo livro com edifícios bem mais recentes e igualmente abandonados. 

"Por apatia ou por força dos mercados, as autoridades de cada país recusam, geralmente, transformar os velhos cinemas em edifícios classificados. Não oferecem qualquer suporte para a manutenção de espaços que se tornam problemáticos e dispendiosos. Assim, os cinemas são esquecidos, enquanto o público se torna indiferente à sua lenta desaparição." Para amantes destes "espaços oníricos", como Simon lhes chama, "esta decadência é um pesadelo". Nenhum aspecto destes edifícios foi descurado pelo fotógrafo, que os olhou sob todas as perspectivas possíveis, desde as fachadas aos pormenores de interior. Os neónes partidos, apagados, as cadeiras cobertas de pó de décadas, as paredes com tinta descascada, os frescos desbotados, os pósteres rasgados, todos estes elementos formam um retrato melancólico de edifícios que foram desenhados para fazer sonhar. Não deixou de fora, sequer, os cinemas ambulantes e os famosos drive-ins​.

Em Portugal, Simon fotografou, em 2006, o Cinema Avenida, na Costa Nova, no distrito de Aveiro, que foi, em 2010, demolido, e em 2008, o Águia d'Ouro, no Porto, que foi adaptado e é, hoje, mais um hotel

Edelstein dedica um capítulo do seu "estudo fotográfico", como chama ao conjunto de imagens, à readaptação das casas da sétima arte a outros negócios. "Quando a função de um auditório de cinema muda, pode ser divertido jogar ao 'veja as diferenças' entre a fachada original e a que surgiu adaptada", ironiza. "Algumas tornam-se irreconhecíveis. Sem excepção, todas ficaram à mercê dos caprichos do novo dono." O conteúdo destes edifícios é, hoje, do mais diverso. Lojas de tapetes, igrejas evangélicas, bingos, danceterias, lojas chinesas, livrarias são alguns dos exemplares que o fotógrafo documentou. São, noutros casos, casas de pessoas que simplesmente ocuparam um edifício devoluto. 

Vicenza, Itália - Cinema Corso, 2016
Vicenza, Itália - Cinema Corso, 2016 ©Simon Edelstein
Ambala, Índia - Nishat, 2017
Ambala, Índia - Nishat, 2017 ©Simon Edelstein
 Charleroi, Bélgica - Varia, 2009
Charleroi, Bélgica - Varia, 2009 ©Simon Edelstein
Beaward, India - Royal Talkies, 2016
Beaward, India - Royal Talkies, 2016 ©Simon Edelstein
Beaward, India - Royal Talkies, 2016
Beaward, India - Royal Talkies, 2016 ©Simon Edelstein
Bayeux, França - Normandie, 2013
Bayeux, França - Normandie, 2013 ©Simon Edelstein
Bridgeport, Connecticut, EUA - Lowe's Majestic, 2011
Bridgeport, Connecticut, EUA - Lowe's Majestic, 2011 ©Simon Edelstein
 Audun-le-tiche, França - Rex, 2014 (demolido)
Audun-le-tiche, França - Rex, 2014 (demolido) ©Simon Edelstein
Tripoli, Líbano - Commodore, 2018
Tripoli, Líbano - Commodore, 2018 ©Simon Edelstein
Deli, Índia - Chand, 2016
Deli, Índia - Chand, 2016 ©Simon Edelstein
Tânger, Marrocos - Cervantes, 2011
Tânger, Marrocos - Cervantes, 2011 ©Simon Edelstein
Havana, Cuba - Santos Suarez, 2013
Havana, Cuba - Santos Suarez, 2013 ©Simon Edelstein
San Antonio, Texas, EUA - Drive in Mission 4, 2001
San Antonio, Texas, EUA - Drive in Mission 4, 2001 ©Simon Edelstein
Bradford, Inglaterra - Picture Palace, 2006
Bradford, Inglaterra - Picture Palace, 2006 ©Simon Edelstein
Jersey City, Nova Jérsia, EUA - Stanley, 2008
Jersey City, Nova Jérsia, EUA - Stanley, 2008 ©Simon Edelstein
Nova Iorque, EUA - Brooklyn Lowe's, 2011
Nova Iorque, EUA - Brooklyn Lowe's, 2011 ©Simon Edelstein
Houston, Texas, EUA - Alameda, 2008
Houston, Texas, EUA - Alameda, 2008 ©Simon Edelstein
Marraquexe, Marrocos - Eden, 2009
Marraquexe, Marrocos - Eden, 2009 ©Simon Edelstein
Marraquexe, Marrocos - Palace, 2017
Marraquexe, Marrocos - Palace, 2017 ©Simon Edelstein
©Simon Edelstein