Inflação subiu para 0,3% em Janeiro, depois da evolução negativa de Dezembro

Estimativa para a variação média nos últimos doze meses cai para valore negativo de -0,1%.

Foto
Nelson Garrido

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido de 0,3% em Janeiro de 2021, valor superior em 0,5 pontos percentuais ao registado em Dezembro de 2020 (-0,2%), de acordo com a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgada esta sexta-feira. O maior contributo para o regresso do IPC a terreno positivo veio dos bens alimentares.

Os dados do IPC de Janeiro “mostram que o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 0,5% (-0,1% no mês anterior)”.

Já a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido de -4,4% (-4,9% no mês anterior), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 1,8% (2,6% em Dezembro).

Relativamente ao mês anterior, os dados ainda provisórios apontam para que “o IPC terá tido uma variação de -0,3% (em Dezembro, a variação mensal foi -0,1% e em Janeiro de 2020 tinha sido -0,8%)”.

O INE estima uma variação média nos últimos doze meses de -0,1%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês precedente.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de Janeiro serão publicados no próximo dia 10 de Fevereiro.

Sugerir correcção
Comentar