O que se espera da geração que escreveu e criou durante os anos Trump?

Num momento dramático de transição, o que se espera das gerações que viveram, escreveram, criaram durante os anos Trump? O que foram capazes de dizer durante esse período? Expuseram a diversidade, saíram de um centro geográfico, denunciam abusos, foram influenciados por movimentos sociais como o MeToo e o BlackLivesMatter. Fazem parte da geração mais fragmentada da América.

Foto
REUTERS/Jonathan Ernst/Pool

O foco está em Amanda Gorman. Negra, 22 anos, poeta juvenil laureada aos 16 anos. Sabe que se dirige não apenas a uma nação, mas ao mundo. De frente para ela, ao lado dela, atrás, uma pequena multidão de homens e mulheres de máscara escutam em silêncio uma conjugação de palavras contrastantes com as que incendiaram aquela escadaria do Capitólio onde ela está agora, de pé. O que dirá a fotografia daquele momento ao futuro?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários