Covid-19: cancelada Feira do Livro de Leipzig, em que Portugal era o país convidado

Instituto Camões anuncia, contudo, a publicação de mais de 50 obras de literatura em língua portuguesa traduzidas para alemão.

Foto
Leipzig é a segunda feira do livro mais importante da Alemanha DR

A Feira do Livro de Leipzig 2021, na qual Portugal seria o País Convidado de Honra, sob o signo de Maria Gabriela Llansol, foi cancelada devido à pandemia de covid-19, anunciou a organização esta sexta-feira.

“Face à proibição da realização de grandes eventos na Alemanha, no contexto da actual crise pandémica, a direcção da Feira do Livro de Leipzig cancelou a edição de 2021 daquela importante feira”, afirma o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, colaborador na organização no âmbito da participação portuguesa.

De acordo com a instituição, foi igualmente cancelado o Festival Literário que deveria decorrer em paralelo, o Leipzig Lê, mas, em contrapartida, serão publicados mais autores portugueses na Alemanha, fruto dos programas de apoio à edição e tradução. O comunicado do Instituto Camões acrescenta que “as instituições portuguesas e alemãs envolvidas mantêm o diálogo, tendo em vista identificar outras formas de colaboração, que permitam concretizar o objectivo comum de promoção do livro e da leitura”.

O convite a Portugal como país convidado para a edição deste ano daquela que é a segunda maior feira dedicada aos livros na Alemanha, logo a seguir a Frankfurt, foi anunciado em Março de 2018. A literatura portuguesa tem marcado presença nas últimas edições do certame –​ que vira também cancelada a sua edição do ano passado, no mês de Março, já então devido à pandemia.

Em compensação, o Instituto Camões avança que “2021 não deixará de constituir um ano especial na Alemanha para os autores e para a literatura em língua portuguesa”, e anuncia a publicação de mais de 50 obras traduzidas para alemão, em resultado dos programas de apoio à edição e tradução promovidos pelo instituto e pela Direcção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas.

Sugerir correcção
Comentar