Valongo já vendeu online mais de 500 cabazes de hortofrutícolas locais

O Mercado fez-se à Internet em Dezembro para ajudar os produtores locais. No projecto estão envolvidos produtores de Valongo, Gondomar e Paredes.

Foto
Cooperativa Agricola de Valongo

O projecto “O Mercado”, de venda na internet de produtos hortofrutícolas iniciado em Dezembro de 2020 em Valongo, já vendeu 540 cabazes a mais de 200 famílias, superando as expectativas da cooperativa local.

Resultado de uma parceria entre a autarquia de Valongo e a Cooperativa dos Produtores Agrícolas do concelho, os cabazes são entregues semanalmente no Apeadeiro de Susão, à terça-feira, e em Ermesinde, na loja da cooperativa, à quinta-feira, junto à estação do comboio, no regresso das pessoas dos seus empregos, segundo comunicado do município.

Em ambos os casos, a entrega das encomendas feitas online (aqui) em ocorre entre as 17h30 e as 19h00, acrescenta-se.

Destaca a autarquia que os cabazes estão disponíveis em duas versões: o “Família” – com uma variedade de cinco produtos que podem pesar até cinco quilogramas, com o preço de cinco euros; e o “Super Família”, que contém até sete variedades e nove quilogramas de peso, que custa oito euros, sendo sempre acompanhados por dicas e receitas saudáveis, que podem ser espiadas no site de saúde da autarquia.

“Começou logo acima do que tínhamos estimado. Na primeira semana de Dezembro entregámos mais de 70 cabazes quando o esperado eram entre 20 e 30. Actualmente, registamos cerca de 30% de novos pedidos por semana”, relatou à Lusa o presidente da cooperativa, José Luís Dias.

Com cerca de 200 famílias a fazer encomendas regulares, o produtor explicou que os cabazes “não sempre iguais”, explicando dessa forma a “flutuação nos pedidos”.

“Já tivemos dias em que houve dificuldade em dar resposta aos pedidos porque no inverno a horticultura é mais fraca. Neste momento escoamos tudo o que produzimos. Vamos ver a partir de Março ou Abril, com mais produto disponível, se vamos continuar a ter uma adesão forte”, acrescentou.

Parte integrante do Plano de Acção da Saúde para o biénio 2019/2020 da autarquia, o projecto “O Mercado” pretende “promover a disponibilidade de hortofrutícolas, de produção local, fomentando a inclusão de produtos da época na dieta semanal das famílias”, destaca a nota de imprensa.

O Mercado está a ser “um sucesso e a superar as expectativas, sobretudo depois de o país ter entrado em Janeiro no segundo confinamento”, vincou o presidente da câmara, José Manuel Ribeiro, citado pelo comunicado.

“É um projecto que tem três grandes virtudes: coloca na mesa dos valonguenses mais frutas e mais legumes frescos do que era habitual, é um processo totalmente digital na encomenda e até ao momento da entrega do cabaz e tem um preço muito acessível, possibilitando o acesso a todos os extractos socioeconómicos, precisamente para incutir novos hábitos que, a seu tempo, também irão beneficiar a economia local e a qualidade de vida da população”, acrescentou o autarca.

“Temos um protocolo de três anos com a câmara para a venda dos produtos, que não só é para cumprir como acredito que vamos além disso”, disse o responsável da autarquia.

No projecto estão envolvidos 22 produtores de Valongo, Gondomar e Paredes.

As encomendas continuarão a ser entregues nos locais habituais durante o estado de emergência ditado pelo combate à propagação da covid-19, garante a câmara. 

Sugerir correcção
Comentar