Médicos alemães vieram visitar hospitais portugueses para avaliar necessidades de auxílio

Um pequeno grupo de médicos alemães esteve já no Hospital Amadora-Sintra, que é a unidade da região que tem mais doentes com covid-19 internados.

Foto
Diálogo foi confirmado pela embaixada alemã em Lisboa LUSA/ESTELA SILVA

Uma pequena equipa de médicos militares alemães está em Portugal a visitar hospitais para avaliar as necessidades das unidades de saúde em termos de logística e equipamentos. A informação foi avançada pela SIC Notícias e confirmada ao PÚBLICO pelo presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco. “Há uma visita [de médicos alemães] organizada pelo Ministério da Saúde, mas não sei quais são os objectivos”, disse Luís Pisco.

O que se sabe em concreto – porque o Ministério da Saúde apenas admite que a hipótese de pedir ajuda ao estrangeiro está a ser considerada “em função da evolução que se vier a verificar” – é que o grupo de médicos alemães esteve já esta quarta-feira no Hospital Amadora-Sintra para avaliar uma eventual necessidade de apoio logístico.

Já a agência Lusa avança, citando uma fonte da Defesa, que os governos português e alemão estão a avaliar a possibilidade de transferência para a Alemanha de alguns doentes não-covid que precisem de cuidados intensivos, a fim de libertar camas.

A Embaixada da Alemanha em Lisboa confirmou durante a tarde que há neste momento “um diálogo” entre os Governos alemão e português sobre “um possível apoio alemão” aos esforços de Portugal para ultrapassar a actual crise sanitária da covid-19.

“A Embaixada da Alemanha em Lisboa confirma que existe um diálogo em curso entre os Governos alemão e português no que diz respeito a um possível apoio alemão aos esforços portugueses para ultrapassar a actual crise sanitária”, adiantou à Lusa uma fonte oficial da representação diplomática alemã na capital portuguesa numa declaração por escrito.

Antes disso, uma fonte do hospital Amadora-Sintra — que é o mais sobrecarregado da região, uma vez que tinha 331 doentes com covid-19 internados esta quarta-feira, depois de ter transferido 43 no dia anterior na sequência da sobrecarga da sua rede de abastecimento de oxigénio — adiantara à Lusa que a visita dos alemães teve contornos de “missão diplomática”, uma vez que os clínicos militares “vieram como representantes institucionais do Governo e não na qualidade de médicos”, e se reuniram com um médico do Amadora-Sintra e a ARSLVT. 

“Foi uma curta reunião para aferir rapidamente em que é que o Estado alemão poderia vir a auxiliar os hospitais da grande Lisboa em termos logísticos e de equipamento, nunca de recursos humanos. Não foi uma reunião de trabalho, foi quase de apresentação”, adiantou a mesma fonte, sublinhando que se tratou apenas de “uma abordagem genérica à cooperação que os dois estados possam vir a instituir nas próximas semanas”.

Por enquanto, o Ministério da Saúde apenas admite o mecanismo de cooperação europeu para apoiar no combate à pandemia está a ser equacionado. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse esta quarta-feira que “esse mecanismo ainda não foi formalizado completamente, mas está a ser equacionado, no sistema de cooperação europeu”. “Enquanto formos tendo respostas e capacidade de responder às necessidades dos portugueses, vamos respondendo. Obviamente que equacionamos cenários e planeamos sempre a possibilidade de accionar mecanismos de cooperação europeu”, disse. com Lusa

Sugerir correcção
Ler 16 comentários