Problema de refrigeração no Hospital de Penafiel danifica 600 vacinas contra a covid-19

As vacinas eram destinadas a profissionais de saúde e ficaram inutilizáveis. A administração do hospital informou ainda que as novas doses da vacina para a covid-19 devem chegar esta quinta-feira.

Foto
Daniel Rocha

Um lote com 600 vacinas contra a covid-19, 113 frascos, foi danificado na noite de segunda para terça-feira no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), confirmou ao PÚBLICO fonte da unidade hospitalar. As vacinas iam ser administradas aos profissionais de saúde do CHTS, sendo que já tinha sido iniciada a administração da segunda dose da vacina que ficará completa até sábado.

Sobre a inutilização de frascos contendo a vacina da covid-19, tudo indica que estará associada a uma utilização inadequada do sistema de refrigeração da farmácia do Hospital”, informou a administração do hospital numa nota enviada às redacções.

Segundo a mesma fonte, o Conselho de Administração “ordenou de imediato a abertura de um processo de inquérito, para apuramento detalhado do sucedido e das respectivas responsabilidades, estando em avaliação a apresentação de participação por eventual processo-crime”.

O CHTS informou ainda que a vacinação dos profissionais de saúde será realizada entre esta quinta-feira e sábado, já com as novas doses da vacina que deverão chegar quinta-feira. “Atendendo à sensibilidade que esta questão comporta e à sua relevância social, foram ainda determinadas medidas reforçadas de vigilância permanente no local, sempre que existam vacinas para ser administradas”, pode ainda ler-se no mesmo comunicado.

Texto editado por Ivo Neto 

Sugerir correcção
Ler 5 comentários