Covid-19: Loulé vai pôr-nos a dançar no Carnaval com baile online

Neste que é um dos carnavais mais antigos do país, a covid-19 é o tema do ano. Não haverá cortejos nem bandas, mas haverá um autocarro musical para ver e ouvir das janelas, fotografias de memórias pelas ruas e um baile aberto ao mundo inteiro.

Foto
Um autocarro musical animará as ruas (foto do Carnaval 20219) CM Loulé

Tal como outros grandes festejos carnavalescos de Portugal, casos de Sines que cancelou tudo, ou de Torres Vedras, Loulé vai celebrar o Carnaval adaptando-se ao confinamento: com decorações, fotografias de edições anteriores e placards na principal artéria da cidade, além da transmissão pela Internet do baile.

“Vivemos com o problema e temos de nos adaptar e encarar o problema e brincar ao Carnaval com a covid-19, também é uma forma de esconjurar o problema”, defendeu o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, em declarações à Lusa.

Segundo o autarca, não haverá carros alegóricos, nem bandas a desfilar, mas serão instalados em “quarto ou cinco pontos” da Avenida José da Costa Mealha “pequenas estruturas” com “bonecos” e fotografias de “corsos carnavalescos de edições antigas”.

Está ainda previsto que “um autocarro com um animador” circule pelas principais ruas de Loulé para permitir que as pessoas o possam “ver das suas janelas”.

O percurso será transmitido em streaming – via Internet -, porque ainda há a indecisão “se na data as pessoas estarão confinadas”, acrescentou o presidente da Câmara de Loulé.

Haverá ainda um baile, num formato sem assistência, com a actuação da banda que tradicionalmente anima a noite a ser transmitida via Internet, para quem quiser sentir o “espírito e a atmosfera dos bailes de Carnaval”.

Vítor Aleixo alertou, no entanto, que existe ainda uma dose de incerteza nesta programação, assumindo ser uma “proposta que se faz” a quem encontrar disposição para, “desta forma muito diferente e adaptada a uma circunstância de pandemia”, celebrar o Carnaval.

O autarca salientou também que a autarquia não quis “deixar de lembrar a data” e, numa espécie de “fidelidade a uma das tradições festivas mais enraizadas na comunidade”, continuar a celebrá-la, escolhendo precisamente a covid-19 como tema para a edição de 2021.

O Carnaval de Loulé é um dos mais antigos do país, atraindo anualmente milhares de pessoas.

Contudo, referiu o presidente da Câmara Municipal, este ano tal não irá acontecer, o que terá grande impacto “no alojamento hoteleiro e local”, assim como na “restauração e comércio local”.

“Estimamos que são mais de três milhões de euros dos quais a economia local fica privada, num altura em que tanto precisava”, estimou Vítor Aleixo.

Em Outubro, a autarquia anunciou que a edição de 2021 do Carnaval de Loulé não se iria realizar, devido à pandemia de covid-19. 

Sugerir correcção
Comentar