Ministro da Defesa da Colômbia morre por complicações ligadas à covid-19

Carlos Holmes Trujillo, de 69 anos, estava internado num hospital militar em Bogotá desde o início do mês.

Foto
Trujillo tinha 69 anos e estava infectado com o SARS-CoV-2 desde o início do mês Reuters/Maxim Shemetov

O ministro da Defesa da Colômbia, Carlos Holmes Trujillo, de 69 anos, morreu de pneumonia viral relacionada com a covid-19, anunciou esta terça-feira o Governo colombiano.

A informação de que Holmes Trujillo estava infectado com o SARS-CoV-2 tinha sido avançada no início deste mês, numa altura em que o ministro foi transferido para uma unidade de cuidados intensivos de um hospital militar em Bogotá, capital colombiana, onde acabaria por vir a morrer.

“A morte de Carlos Holmes enche-me de dor”, disse o Presidente Iván Duque, visivelmente emocionado. “A Colômbia perdeu um dos seus melhores homens”, acrescentou o chefe de Estado.

Foi o próprio chefe de Estado, em companhia da mais alta cúpula militar, quem confirmou, “com profunda dor e tristeza”, a notícia da morte do ministro na madrugada desta terça-feira, “depois de complicações de saúde enquanto lutava contra a covid-19”.

Antes de ser ministro da Defesa, onde coordenou as operações militares e policiais contra o tráfico de droga, os grupos armados ilegais, o garimpo ilegal e outros actos criminais, Trujillo já tinha sido ministro dos Negócios Estrangeiros de Iván Duque.

Advogado, político e diplomata com uma carreira de mais de 30 anos, foi presidente da Câmara de Cali e membro da Assembleia Nacional que reviu a Constituição em 1991. Também serviu como ministro do Interior e ministro da Educação.

Sugerir correcção
Comentar