Covid-19: grupo de peritos da OMS recomenda vacina da Moderna

A empresa de biotecnologia Moderna espera que a avaliação pela Organização Mundial da Saúde esteja concluída até ao fim de Fevereiro.

Foto
LINDSEY WASSON/Reuters

Um grupo de peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou esta terça-feira que recomenda o uso da vacina da empresa de biotecnologia norte-americana Moderna contra a covid-19, aconselhando que as duas doses sejam tomadas com um intervalo de 28 dias.

O Grupo Consultivo Estratégico de Peritos sobre Imunização (SAGE, na sigla em inglês) da OMS, que aconselha o director geral daquela agência das Nações Unidas, admite que, em caso de grande necessidade, haja um intervalo de 42 dias entre as doses da vacina, mas desaconselha que se dê apenas uma dose para conseguir que mais pessoas sejam vacinadas, sobretudo em países com uma alta taxa de infecções pelo novo coronavírus.

Embora a OMS ainda não tenha dado autorização para uso de emergência à vacina da Moderna, espera-se que a avaliação esteja concluída até ao fim de Fevereiro.

Segundo o SAGE, que se reuniu a 21 de Janeiro, as pessoas que façam viagens internacionais não devem ser privilegiadas na vacinação, a não ser que estejam entre os grupos de risco mais elevado. “No período actual, em que o fornecimento de vacinas é muito limitado, a vacinação preferencial dos viajantes internacionais iria contra o princípio da equidade”, afirmou o grupo.

“Por esta razão, e devido à falta de provas de que a vacinação reduz o risco de transmissão, a OMS não recomenda a vacinação de viajantes contra a covid-19”, acrescentam, indicando que esta recomendação será revista à medida que aumente o fornecimento da vacina.

O painel desaconselhou que a vacina seja dada a mulheres grávidas, a não ser que os benefícios da vacinação ultrapassem os riscos potenciais, tratando-se de pessoas com outras doenças ou profissionais de saúde com alto risco de infecção.

Recomendam ainda que as pessoas com testes de PCR positivos ao coronavírus SARS-CoV-2 adiem a vacinação por seis meses.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 2.140.687 mortos resultantes de mais de 99,6 milhões de casos de infecção em todo o mundo. Em Portugal, morreram 10.469 pessoas dos 636.190 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

Sugerir correcção
Comentar