Pascal Canfin: “É preciso ‘esverdear’ os modelos e as práticas agrícolas na UE

Pascal Canfin, eurodeputado que preside à comissão de Ambiente do Parlamento Europeu, defende o sim à lei do clima e à reforma da PAC, mas o não à ratificação do acordo do Mercosul.

Foto
O eurodeputado Pascal Canfin Aurelien Meunier/Getty Images

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, apresenta nesta segunda-feira à comissão de Ambiente do Parlamento Europeu a agenda de trabalhos para este semestre em que Portugal detém a presidência do Conselho da União Europeia. Em entrevista ao PÚBLICO, Pascal Canfin, que preside à comissão, mostra-se optimista quanto à aprovação da lei do clima, um marco para a UE, que assim se compromete a atingir a neutralidade climática em 2050. Quanto à ratificação do acordo da UE com o Mercosul, outra das prioridades nacionais, o eurodeputado francês eleito pelo movimento de Emmanuel Macron é peremptório: não há uma maioria para tal. “O Parlamento não tem nenhuma intenção de passar um cheque em branco ao Brasil sobre a Amazónia”, justifica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários