O rio deu e o rio tirou. Vilarinho da Furna, aldeia comunitária, afogou-se há 50 anos

O rio Homem esbarrou no betão e, sem ter por onde seguir, engoliu Vilarinho. A barragem que a fez desaparecer e o interesse de etnólogos na vida dos furnenses deram fama à localidade. Foi há 50 anos que os últimos habitantes de Vilarinho da Furna (no singular, sim) saíram da aldeia comunitária que viveu sempre a democracia (até durante o Estado Novo).

Foto
Manuel Antunes

No primeiro dia de 1971, só o silêncio e a água preenchiam o que ainda sobrava de Vilarinho da Furna, uma povoação na freguesia do Campo do Gerês, em Terras de Bouro. Nesse ano, o rio Homem havia de inundar grande parte do terreno da aldeia — era a política de grandes investimentos hidroeléctricos do Estado Novo, que se queria livrar da dependência do carvão importado, a pôr fim àquela povoação. Apesar de tapada nesse ano, a barragem de Vilarinho da Furna só seria inaugurada a 21 de Maio de 1972.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar