Keira Knightley recusa-se a fazer cenas de nudez em filmes realizados por homens

A actiz não se importa de se despir se as cenas forem feitas na perspectiva de uma mulher e das suas experiências de vida.

Foto
A actriz foi mãe, pela segunda vez, recentemente Henry Nicholls/Reuters

A actriz Keira Knightley recusa-se a protagonizar cenas de nudez em filmes de realizadores homens. A revelação foi feita pela própria numa entrevista durante o podcast Chanel Connects, em que disse não se trata de um fechar de portas absoluto à participação em cenas de nudez, mas que prefere não o fazer em filmes realizados por homens. Recorde-se que a forma como os actores são tratados em cenas de sexo no cinema tem vindo a ser discutida nos últimos anos, sobretudo graças ao movimento #MeToo.

Desde que se tornou mãe, em 2015, que Keira Knightley tem uma cláusula que proíbe a nudez nos seus contratos e poder de veto sobre quaisquer cenas de sexo que protagonize. Agora, a actriz de 35 anos vai mais além e garante que não participará em quaisquer cenas sexuais de filmes realizados por homens, por estas retratarem “a vaidade” e “o olhar masculino”.

É em parte graças ao movimento #MeToo e à consciencialização que tem sido feita para a forma como os actores são filmados, que algumas produtoras contratam agora especialistas em intimidade para coordenarem estas cenas. O objectivo é garantir que os actores se sentem respeitados e confortáveis durante as filmagens.

Contudo, Keira Knightley não põe totalmente de parte voltar a fazer cenas de nudez, desde que estas sejam na perspectiva de uma mulher e da sua experiência de vida e com uma realizadora. “Se fosse sobre a maternidade, o quão extraordinário é o corpo, sobre como de repente estamos a olhar para o corpo que temos e a vê-lo de uma forma completamente diferente, porque mudou em maneiras indescritíveis, então sim. Eu exploraria esse tema com uma mulher que o compreendesse”, justifica a actriz no podcast Chanel Connects.

A actriz britânica disse ainda compreender que certos filmes precisem de ter cenas de nudez, mas explicou que não quer participar em “cenas horríveis de sexo, onde estão todos untados e a grunhir”. “Este corpo já gerou duas crianças e prefiro não ter que estar nua em frente de um grupo de homens”, resumiu Knightley.