Pandemia põe fim a pub histórico de Oxford: Lamb & Flag fecha aos 450 anos

Foi um dos preferidos de J.R.R. Tolkien, o autor d’ O Senhor dos Anéis, era parte da vida académica, dos dias e noites de estudantes e escritores. E nunca teve nem tv nem música: é um sítio para as pessoas conversarem. Abriu em 1566 e sobreviveu a tudo. Menos à covid-19.

covid19,inglaterra,restauracao,bares,fugas,reino-unido,
Fotogaleria
Reuters/EDDIE KEOGH
covid19,inglaterra,restauracao,bares,fugas,reino-unido,
Fotogaleria
Reuters/EDDIE KEOGH
covid19,inglaterra,restauracao,bares,fugas,reino-unido,
Fotogaleria
Dave Richardson, da Campaign for Real Ale, organização que defende os pubs históricos Reuters/EDDIE KEOGH

O Lamb & Flag, pub histórico no centro de Oxford, Inglaterra, que serviu estudantes, académicos e grandes da literatura por mais de 450 anos vai fechar. Mais uma vítima paralela da pandemia de covid-19.

Tendo feito parte da vida de autores como J.R.R. Tolkien, criador do universo Senhor dos Anéis, ou C.S. Lewis, autor das Crónicas de Nárnia, sofreu perdas desastrosa de receitas desde o início da pandemia.

O pub foi inaugurado em 1566 e foi transferido para a sua localização actual em St Giles, uma ampla avenida no centro da cidade, em 1613. É propriedade do St John's College, que integra a Universidade de Oxford.

 “O Lamb & Flag, como muitos outros negócios na restauraçãofoi duramente atingido pela pandemia”, afirmou Steve Elston, vice-tesoureiro do St John's, no comunicado que anunciava o encerramento do pub a 31 de Janeiro.

Foto

“As contas dos últimos 12 meses mostram claramente que o pub não é financeiramente viável”. 

A Inglaterra viveu períodos de confinamento e restrições durante a maior parte de Março, Abril, Maio e Junho do ano passado, e novamente em Novembro, e está no seu terceiro confinamento geral desde 5 de Janeiro. A vida universitária foi severamente perturbada, mesmo fora dos bloqueios oficiais.

Dave Richardson, da filial de Oxford da Campaign for Real Ale, uma organização que defende os pubs tradicionais, disse que o Lamb &  Flag era um dos espaços mais tradicionais da cidade e seria uma tragédia vê-lo desaparecer. 

Foto
Uma imagem do Lamb & Flag disponibilizada no Tripadvisor por Nicholas H

“Não tem televisão, não tem jukebox, não tem música. É um sítio para as pessoas conversarem, onde as pessoas vão para apreciarem o ambiente histórico e tradicional. Muitas gerações fizeram isso, entre estudante, residentes, visitantes”, disse.

Baptizado a partir dos símbolos tradicionalmente associados a São João Baptista, patrono do colégio universitário de que faz parte, o Lamb & Flag (O Cordeiro e a Bandeira) é também célebre, segundo reza a lenda, por ter hospedado o escritor Thomas Hardy, considerado um dos grandes da história da literatura, que ambientou o seu romance sombrio Judas, o Obscuro parcialmente numa Oxford fictícia chamada Christminster.

Desde 1997, o St John ‘s College tem usado os lucros gerados pelo pub para financiar bolsas de estudo para estudantes de pós-graduação, mas os responsáveis por aquele instituto universitário referem que os beneficiários das bolsas não serão afectados pelo encerramento do histórico pub.

Na agência imobiliária multinacional, o Lamb & Flag surge listado para venda. O preço não é revelado.

Sugerir correcção
Comentar