Presidenciais. Tiago Mayan, o espaço do liberalismo em crescendo

Se compararmos com os 1,29% que a Iniciativa Liberal teve nas legislativas de 2019, concluímos que Mayan conseguiu passar o eleitorado base do partido em quase dois pontos percentuais.

tiago-mayan,presidenciais-2021,politica,
Fotogaleria
LUSA/FERNANDO VELUDO
Tiago Mayan Gonçalves
Fotogaleria
Daniel Rocha
tiago-mayan,presidenciais-2021,politica,
Fotogaleria
LUSA/Nuno Fox
,Eleições presidenciais portuguesas de 2021
Fotogaleria
LUSA/PAULO NOVAIS
tiago-mayan,presidenciais-2021,politica,
Fotogaleria
LUSA/LUÍS FORRA

Perfeito desconhecido antes da candidatura, Tiago Mayan soube encontrar o seu espaço no eleitorado de direita que não se reviu no mandato de Marcelo Rebelo de Sousa, nem alinha no extremismo de André Ventura.

Os mais de 3,2% que obtém nesta eleição – mais de 134 mil votos mostram que existe um espaço para uma mensagem liberal.

Esta é uma candidatura com um forte pendor partidário. Não é, assim, descabida a comparação com o eleitorado de base da Iniciativa Liberal, que representou 1,29% nas legislativas, qualquer coisa como 67 mil votos.

Se compararmos com os 1,29% que a Iniciativa Liberal teve nas legislativas de 2019, vemos que Mayan conseguiu passar o eleitorado base do partido em quase dois pontos percentuais. O resultado desta candidatura mostra que a Iniciativa Liberal não deverá ser um fenómeno efémero.

Aos 43 anos, o advogado que teve na sua candidatura uma alternativa “não socialista, não populista e não extremista” afirma-se como um importante quadro dentro da Iniciativa Liberal. Isto quando há dois meses ninguém o conhecia e ainda hoje há muito quem se engane nos seus apelidos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários