Fim-de-semana traz chuva, vento e agitação marítima. Há seis distritos com aviso laranja

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil alertou para a possibilidade de ocorrência de cheias em meio urbano.

Foto
ADRIANO MIRANDA

Seis distritos de Portugal continental estão neste sábado sob aviso laranja devido à previsão de chuva, e outros seis têm avisos amarelos por causa do vento e da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu e Porto estão sob aviso laranja até às 18h deste sábado por causa da previsão de chuva por vezes forte.

O IPMA colocou também os distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco sob aviso amarelo até às 21h deste sábado devido à previsão de vento forte, com rajadas até 80 quilómetros por hora, que podem chegar aos 100 quilómetros por hora nas terras altas.

Coimbra, Leiria e Lisboa estão também sob aviso amarelo, mas devido à previsão de forte agitação marítima, sendo esperadas ondas de quatro a cinco metros. Este alerta termina às 9h, mas nos distritos de Coimbra e Leiria é retomado às 15h para se estender até às 3h de domingo.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Face ao quadro meteorológico, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alertou para a possibilidade de ocorrência de cheias em meio urbano, inundação por transbordo de linhas de água em zonas mais vulneráveis, assim como a acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água na estrada.

A Protecção Civil alertou ainda para o risco de queda de ramos ou árvores devido ao vento forte, de afectação de infra-estruturas associadas às redes de comunicações e energia, e de possíveis acidentes na orla costeira, recomendando comportamentos adequados, sobretudo nas zonas de maior risco.