Tratado de Proibição de Armas Nucleares entra em vigor (ignorado pelos países que as possuem)

Guterres diz que o acordo é um “importante passo para um mundo livre de armas nucleares”, mesmo sem o apoio da NATO ou dos nove Estados com esse armamento. Biden propõe extensão do tratado nuclear com a Rússia por mais cinco anos.

mundo,diplomacia,antonio-guterres,russia,nacoes-unidas,nuclear,
Fotogaleria
Fotografia panorâmica da destruição causa pelo ataque nuclear a Hiroxima, em 1945, num museu daquela cidade japonesa DAI KUROKAWA/EPA
mundo,diplomacia,antonio-guterres,russia,nacoes-unidas,nuclear,
Fotogaleria
Um veículo de lançamento do míssil balístico russo Topol, exibido numa exposição recente em Moscovo MAXIM SHIPENKOV/EPA

O primeiro tratado internacional de proibição do armamento nuclear entrou esta sexta-feira em vigor, 75 anos depois dos bombardeamentos das cidades japonesas de Hiroxima e Nagasáqui, cerca de quatro anos volvidos da sua aprovação pela Assembleia-Geral das Nações Unidas e 90 dias depois de ter sido ratificado pelo 50.º país – o último requisito para a sua oficialização. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários