Canja à Vila-franquense, um “símbolo oficial” da gastronomia de Vila Franca de Xira

“Reconfortante e nutritiva”, esta canja leva frango, chispe, chouriço, carne de vaca... Foi adaptada e tornou-se marca registada do município. Fará parte da ementa dos restaurantes locais ao longo de todo o ano.

Foto
CM VIla Franca de Xira

É uma canja de frango sim, mas “enriquecida com carne de porco (chispe e chouriço)” e, para lhe dar ainda mais um toque de substância, ainda se acrescentava “um corte de vaca (alcatra)”. 

Canja à Vila-Franquense, anunciou a autarquia, agora marca registada de Vila Franca de Xira numa “receita tradicional, adaptada pelo chef José Maria Lino”, torna-se assim “mais um símbolo oficial da gastronomia do município”, sublinha-se em comunicado. 

“Presença regular nos eventos de promoção turística da autarquia”, a iguaria está ligada às raízes históricas destas terras, dos campos da Lezíria e da “sua identidade cultural associada à vida campestre”. Obviamente “nutritiva” e, como toda a canja, “reconfortante”, sempre fez parte da vida dos agricultores e campinos, que usavam os ingredientes locais para criar uma refeição que lhes desse forças para o trabalho.

Tornada símbolo da carta gastronómica do concelho, a canja, refere a autarquia, passa a “integrar a oferta gastronómica” local, marcando presença nas ementas dos restaurantes ao longo do ano, assim como nas Campanhas da Gastronomia promovidas localmente em Março e Novembro.

A câmara pretende ainda integrar mais receitas do património gastronómico vila-franquense e anda agora à volta das “receitas de coelho”, “sempre evocando as ligações fortes do território à gastronomia regional”.

Sugerir correcção
Comentar