Desde cedo, a poupar... e a aproveitar

“Poupar” é um termo cuja definição é tão simples quanto o seu objectivo é palpável: juntar dinheiro; fazer economias ou poupanças. Poupar pode ser um hábito que adquirimos desde tenra idade, uma forma de no futuro conseguirmos concretizar todos os nossos sonhos.

Foto
D.R.

O “Poupar” tanto passa pela redução dos gastos, libertando dinheiro, como pela separação de ganhos, reservando dinheiro:

- Ao reduzir gastos, fica com mais rendimento disponível e, logo, mais capacidade de poupar;
- Ao separar ganhos reserva logo parte do ordenado para o fim de poupar.

Poupança deve ser encarada como um hábito, uma rotina, igual a tantas outras. Tal como todos os meses paga contas, todos os meses deve poupar.

Foto
D.R.

Faça este exercício simples: Sabe responder no imediato a quanto é que gasta com a renda, a luz, água e gás de sua casa? E isso representa quanto do seu rendimento? São números que deve ter na ponta da língua.

Aprender e aplicar

É através do reforço dos nossos conhecimentos financeiros, de ‘economia doméstica’, que nos tornamos mais conscientes e autónomos financeiramente:

- Não precisamos de nenhuma licenciatura para sermos ‘letrados’ em orçamentos familiares: há já vários sites, workshops, seminários dedicados ao tema;

- Por vezes, para poupar basta passar à prática alguns ensinamentos fáceis e ter noção de alguns conceitos como dívida, poupança, orçamento ou investimento;

- Ao aumentarmos a nossa ‘autonomia’ financeira, ficamos mais resistentes a pressões externas, mas também mais conscientes do valor do dinheiro.

Foto
D.R.

A prosperidade e o equilíbrio de uma sociedade também dependem do grau de literacia financeira dos seus cidadãos. É importante educar desde pequeno para a poupança, incentivando, assim, a criar hábitos desde cedo, fomentando a literacia financeira dos nossos filhos.

Poupar a curto e longo prazo

Nunca é tarde demais nem cedo demais para começar a poupar. Começando mais cedo, as perspectivas serão maiores, tal como os objectivos poderão ser diferentes. Começar mais cedo torna a tarefa mais fácil, porque com mais tempo, é possível definir metas a curto e também a longo prazo, diversificando assim objectivos:

- Objectivos de longo-prazo: PPR por exemplo;

- Objectivos a 5/10 anos: angariar 15/20 mil euros para compra de casa [bancos emprestam até 90%];

- Objectivos de curto-prazo: pagar férias sem recorrer a crédito.

Foto
D.R.

Há também uma poupança que não é de curto nem de longo prazo e deve ser constante: a poupança para despesas de emergência, que visa responder a despesas inesperadas. Criar e ser responsável pela sua própria rede de segurança é determinante para reduzir stress, ansiedade e melhorar o ambiente de vida da família.

Poupar para investir

A abordagem à poupança pode ter três etapas:

Ter um orçamento que permita planear e gerir o dinheiro: pode obrigar a correcção de gastos, para criar folgas;

Iniciar poupança;

Avançar para investimentos.

No investimento poderá encontrar diferentes soluções de poupança, com diferentes tipos de maturidade e distintos objectivos. Consoante os seus objectivos de investimento e capacidade financeira, poderão existir várias soluções de poupança como por exemplo, Fundos de Investimento, Seguros de Capitalização, PPR's, etc.

Foto
D.R.

Classes (e categorias) de produtos

A Banca oferece cada vez mais soluções ao nível da poupança e do investimento e se há cada vez mais ofertas, então é cada vez mais provável que uma delas se adeque ao seu perfil:

  • O BPI tem uma oferta completa em Soluções de Poupança e Investimento que visam responder a diversas finalidades e uma equipa especializada que o vai ajudar a encontrar a solução mais adequada para si.
  • Com este leque diversificado, o BPI procura ir de encontro às necessidades de todos os seus clientes.

A presente informação tem natureza publicitária, não constitui uma proposta contratual e não dispensa a consulta da informação contratual e pré-contratual legalmente exigida, a qual poderá ser obtida no Banco BPI. BANCO BPI, S.A., com sede na Rua Tenente Valadim, n° 284, 4100-476 Porto; Capital Social: € 1 293 063 324,98; matriculada na CRCP sob o número de matrícula PTIRNMJ 501 214 534, como o número de identificação fiscal 501 214 534; intermediário financeiro registado na CMVM com o n° 300 e no Banco de Portugal sob o código n°10.