Sem proibição das autoridades, Benfica diz que vai a jogo na Taça da Liga

O Benfica anunciou que, não tendo tido indicação contrária por parte das autoridades de saúde e desportivas, irá apresentar-se ao jogo frente ao Sp. Braga, deixando apenas de fora os 17 elementos infectados.

Foto
Reuters/PEDRO NUNES

Para já, o Benfica vai a jogo nesta quarta-feira, frente ao Sp. Braga, na Taça da Liga. É esta a versão mais recente das dúvidas lançadas pelo surto de covid-19 na “bolha” do Benfica, que registou 17 infecções pelo novo coronavírus.

Em cima da mesa chegou a estar um isolamento mais alargado da comitiva “encarnada”, mas, até ver, o procedimento habitual nos clubes de futebol – isolar apenas os casos positivos de covid – não será alterado.

Nesta terça-feira, sob o mote “na Taça da Liga para vencer”, o Benfica indicou, no site oficial, que, não tendo tido indicação contrária por parte das autoridades de saúde, irá apresentar-se ao jogo frente ao Sp. Braga. Deixará apenas de fora, naturalmente, os 17 elementos infectados – entre os quais o presidente, Luís Filipe Vieiracinco jogadores.

Antes do apito inicial do Sporting-FC Porto desta terça-feira (19h45), Sónia Carneiro, directora-executiva da Liga de Clubes, explicou o processo de decisão.

“A Liga não tem nenhuma intervenção nas autoridades de saúde publica. Não tem nem pode ter. As autoridades de saúde publica só dizem quem tem de estar em isolamento. A partir daí, há um protocolo muito claro: jogadores positivos e contactos próximos são isolados. Os demais continuam a jogar. O protocolo é claro e tem funcionado para que mantenhamos as competições”, detalhou. E garantiu que nenhum clube teme os efeitos do contágio alargado na “bolha” do Benfica: “O Benfica fez um comunicado a dizer que vai a jogo. Temos, portanto, quatro equipas a quererem jogar e a verbalizarem que querem ganhar”.

Ainda uma incógnita é a presença de Jorge Jesus na partida que decorrerá em Leiria. Isto porque o técnico dos benfiquistas apresentou alguns sintomas de covid-19 e aguardava ainda o resultado de um teste PCR para ter a certeza de que o teste rápido negativo que efectuou durante a tarde se encontrava correcto.

O comunicado do Benfica:

“O Sport Lisboa e Benfica informa que vai marcar presença na final four da Taça da Liga, com a ambição de vencer a prova, à imagem do que acontece em todas as competições que disputa.

Após ter exposto publicamente, de forma cautelar e transparente, o aumento de casos de covid na sua estrutura profissional, não recebeu por parte das autoridades competentes – DGS e Liga de Clubes – qualquer recomendação contrária às regras até agora vigentes nas competições nacionais. Ou seja, proceder ao isolamento dos jogadores que testaram positivo e incluir no lote de atletas à disposição da sua equipa técnica todos aqueles que testaram negativo, 48 horas antes da partida.

Nesse sentido, em mais um testemunho de inabalável espírito de grupo e tenacidade do seu plantel, o Benfica reafirma a intenção de marcar presença amanhã na meia-final da Taça da Liga, com o desígnio de vencer um troféu que já conquistou por 7 vezes.

O Benfica ressalta que ao longo da época realizou mais de sete mil testes SARS-CoV-2 a todos os elementos da sua estrutura profissional – em média, 82 por cada colaborador – num universo que se situa claramente acima das orientações da DGS e do que se encontra estipulado pela Liga de Clubes, sendo provavelmente a equipa que mais testou em Portugal.

Por fim, importa vincar que o comportamento do seu staff se tem pautado, desde sempre e sem excepções, pelo escrupuloso cumprimento das normas e das recomendações emanadas pelas autoridades competentes no que às equipas profissionais concerne em actual contexto pandémico.”

Sugerir correcção
Comentar