Jorge Jesus teve segundo teste negativo e vai para o banco em Leiria

O treinador do Benfica apresenta sintomas gripais, mas não está infectado com o novo coronavírus.

Foto
Jorge Jesus LUSA/MÁRIO CRUZ

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, “voltou a testar negativo” ao novo coronavírus, num segundo teste realizado nesta terça-feira, no dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infecção na sua estrutura profissional de futebol.

“O Benfica esclarece que o seu treinador Jorge Jesus voltou hoje a testar negativo à covid-19, pelo que estará amanhã, quarta-feira, no banco a orientar a equipa do Benfica na meia-final da Taça da Liga, em Leiria”, indicou o clube, em comunicado.

Jorge Jesus nunca foi identificado como um caso positivo, mas o facto de ter apresentado durante o dia “sintomas gripais” levou a que realizasse novo teste de despistagem ao vírus da SARS-Cov-2.

“A insistência num segundo teste no espaço de 24 horas prendeu-se com aparentes sintomas gripais, sem consequências de maior”, acrescentou o Benfica.

Durante o dia o clube comunicou que 17 elementos testaram positivo, identificando os casos dos futebolistas Gilberto, Grimaldo, Vertonghen, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt, e do presidente, Luís Filipe Vieira.

Um cenário que levou o clube a remeter, num primeiro momento, para a Direcção-Geral da Saúde a decisão de se apresentar nos próximos 14 dias à competição, e, depois, a comunicar que estará na meia-final de quarta-feira.

“Após ter exposto publicamente, de forma cautelar e transparente, o aumento de casos de covid-19 na sua estrutura profissional, não recebeu por parte das autoridades competentes -- DGS [Direcção-Geral da Saúde] e Liga de Clubes -- qualquer recomendação contrária às regras até agora vigentes nas competições nacionais. Ou seja, proceder ao isolamento dos jogadores que testaram positivo e incluir no lote de atletas à disposição da sua equipa técnica todos aqueles que testaram negativo, 48 horas antes da partida”, referiu o Benfica.

Além dos casos confirmados pelo clube, a imprensa avançou também que boa parte da equipa técnica está infectada, nomeadamente os treinadores adjuntos João de Deus, Pietra, Fernando Ferreira, Paulo Lopes, Márcio Sampaio ou Mário Monteiro, bem como o director e ex-jogador Luisão.

Na quarta-feira, o Benfica defronta o Sporting de Braga na segunda meia-final da Taça da Liga, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, já depois de hoje Sporting ter garantido um lugar na final, ao bater o FC Porto, por 2-1.

Sugerir correcção
Comentar