Governo vai preencher vazio legal com 13 anos para que faculdades possam ter directores externos

A lei prevê que personalidades de relevo possam dirigir instituições de ensino superior, mas não regulamentou o tipo de vínculo que seria necessário. Antigo Director-Geral das Artes Samuel Rego aguarda desde Julho para assumir funções.

Foto
Rui Gaudencio

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) vai “clarificar a lei” para preencher um vazio legal com 13 anos e permitir que as instituições do sector possam ter directores externos à carreira académica. Apesar de a possibilidade de personalidades de relevo poderem dirigir faculdades e escolas superiores estar prevista no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), nunca houve regulamentação. Quando, em Julho, o antigo Director-Geral das Artes Samuel Rego foi escolhido para dirigir a Escola Superior de Dança (ESD) de Lisboa, ninguém sabia como contratá-lo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários